Movimento para salvar o Rio do Peixe


31/03/2009 10:00

Compartilhar:

Reunião do Movimento Vamos Salvar o Rio do Peixe<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2009/MAURO BRAGATORioPeixe.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Mauro Bragato (PSDB) participou, no dia 27/3, na Unesp de Presidente Prudente, da reunião do Movimento Vamos Salvar o Rio do Peixe, formado por representantes de órgãos das secretarias da Agricultura e Abastecimento, do Meio Ambiente e de Saneamento e Energia, e da Unesp. O encontro teve como proposta traçar metas de atuação para recuperar o rio, que se encontra em estado avançado de assoreamento e sofre com a falta de mata ciliar.

O movimento foi lançado em maio de 2008, durante um encontro regional em Mariápolis, cidade localizada a apenas três quilômetros do rio, quando compareceram o deputado Mauro Bragato e o secretário do Meio Ambiente, Francisco Graziano, que garantiu apoio ao projeto de recuperação do rio.

O Rio do Peixe tem 350 quilômetros de extensão e passa por mais de 60 municípios das regiões Alta Paulista e Alta Sorocabana, desaguando no Rio Paraná.

O deputado Mauro Bragato participa das iniciativas do movimento desde a sua formação e incluiu nas emendas ao Orçamento do Estado de 2009 o pedido de liberação de recursos aos projetos de recomposição ciliar e recuperação do rio. Bragato lembra que o Peixe é o principal abastecedor de água para cidades da região de Presidente Prudente. "Esse é um dos motivos para protegê-lo", afirmou.

mbragato@al.sp.gov.br

alesp