Governo do Estado garante verba para municípios avaliarem alunos


14/08/2009 12:22

Compartilhar:

Deputado Milton Flávio em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/MILTONFLAVIO14AGO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Milton Flávio (PSDB) participou no último dia 13/8, no Palácio dos Bandeirantes, do convênio firmado entre o governo do Estado de São Paulo e as prefeituras de 516 municípios para a aplicação do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) nas redes municipais de ensino.

Foram reservados R$ 7,1 milhões para que, pela primeira vez, o governo do Estado pague todos os custos da adesão dos municípios. Com isso, cerca de 600 mil estudantes de 3.082 escolas municipais se somarão aos 5,5 milhões de alunos da rede estadual na aplicação da prova, que é um importante instrumento para avaliar e melhorar a qualidade do aprendizado.

A assinatura do convênio formaliza uma cooperação técnica entre as equipes do Estado e das prefeituras. A adesão ao Saresp vai colocar à disposição dos secretários municipais de Educação um instrumento eficaz para avaliar a qualidade do ensino que está sendo oferecido e quanto os alunos estão aprendendo. As redes municipais também farão o questionário socioeconômico que vai para as casas dos alunos. O questionário é respondido pelos próprios pais.

Conforme o deputado, com a participação dos municípios na avaliação 2009, o Estado terá visão total da educação pública de São Paulo e as prefeituras receberão relatórios pedagógicos que permitirão interpretar os resultados de cada rede, incluindo o boletim de cada escola.

miltonflavio@al.sp.gov.br

alesp