Deputados eleitos
Donisete Pereira Braga
Região do Grande ABC
Donisete Pereira Braga nasceu em Flora Rica (SP), em 03/05/1967. Em 1976, mudou-se para Mauá, cidade do Grande ABC paulista, onde reside até hoje. Formado em Gestão de Cidades, é casado e tem dois filhos. Foi reeleito para o quarto mandato consecutivo de deputado estadual com 105.436 votos, tendo sido anteriormente vereador duas vezes em Mauá. Começou na política ainda adolescente, incentivado pelos pais, que atuavam nas Comunidades Eclesiais de Base da Igreja Católica. Nesses anos, Donisete Braga adquiriu larga experiência como legislador e realizador, abraçando bandeiras como a do desenvolvimento econômico, com geração de emprego e renda, meio ambiente, educação, saúde, juventude, criança e adolescente.
A experiência levou Donisete Braga a exercer o cargo de 1º Secretário da Mesa Diretora (2007/2009). Foi vice- presidente (2001/2002) e presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente (2003/2005), e ainda relator do projeto que criou a Defensoria Pública do Estado de São Paulo. Atuou como titular da Comissão de Constituição e Justiça (2005/2007), por onde passam obrigatoriamente as proposituras dos deputados. Ali fez avançar os debates que resultaram nas Leis Específicas das Represas de Gurapiranga e Billings e no projeto que deu origem à criação de Fundo de Investimentos para a recuperação de áreas contaminadas. Hoje atua nas Comissões de Meio Ambiente, Fiscalização e Controle e Legislação Participativa.
O deputado elaborou e articulou pela aprovação da lei que mudou o zoneamento industrial da Região Metropolitana de São Paulo, permitindo a ampliação das indústrias e modificação dos processos de produção. Também aprovou lei e articulou com estudantes a proibição de cobrança de taxa para emissão e registro de diploma de faculdade. Tem contribuído ainda para levar qualificação profissional aos trabalhadores e mais recursos para cidades do interior.
Donisete Braga dará continuidade à sua luta pelo fortalecimento dos municípios e pelo apoio aos movimentos sociais. Para ele, o grande desafio que se impõe ao Estado de São Paulo é o resgate do seu papel de indutor do crescimento econômico, com geração de renda e maior capacidade de investimento público.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições