A origem do Dia dos Namorados tem suas raízes nas festas pagãs da Roma Antiga, dedicadas a Lupercus, protetor dos rebanhos e dos pastores e a Juno, deusa do amor. Apesar do dia ser comemorado na Europa e na América do Norte no dia de São Valentim, a 14 de fevereiro, o Brasil, desde 1949, o comemora em 12 de junho, às vésperas das festas de Santo Antonio, conhecido como santo casamenteiro.Com apoio da Federação do Comércio do Estado de São Paulo e com o intuíto de melhorar as vendas do mês de junho, considerado o mais fraco do ano comercialmente falando, uma campanha idealizada pelo publicitário João Dória, a pedido da extinta rede de lojas Clipper, instituiu oficialmente a data.Aproveitando da data, hoje popularmente enraizada nos nossos costumes, selecionamos quatro esculturas do Acervo Artístico da Assembléia Legislativa e o "Poema do Amor Perfeito" de Cecília Meirelles, com a finalidade de transmitir uma mensagem de caráter cultural aos enamorados de todas as idades.Poema do Amor PerfeitoCecília MeirellesNaquela nuvem, naquela,mando-te meu pensamento:que Deus se ocupe do vento.Os sonhos foram sonhados,e o padecimento aceito.E onde estás, Amor-Perfeito?Imensos jardins da insônia,de um olhar de despedidaderam flor por toda a vida.Ai de mim que sobrevivosem o coração no peito.E onde estás, Amor-Perfeito?Longe, longe, atrás do oceanoque nos meus olhos se aleita,entre pálpebras de areia...Longe, longe... Deus te guardesobre o seu lado direito,como eu te guardava do outro,noite e dia, Amor-Perfeito."O abraço" de Edgar DuvivierA ascendência dos escultores clássicos, a direta observação do "verdadeiro" e um sentimento poético feito de delicadeza e de sensualidade sempre caracterizaram a sua obra, com uma seqüência até sua morte. A própria vida e a realidade de seu próprio habitat foram fontes inesgotáveis de inspiração."Espera" de Lúcia CrestanaTendo sempre presente a exigência da síntese, da força expressiva interior, da tensão dinâmica que a adesão espiritual aos nossos tempos implica, a artista encontrou um seu estilo, um seu caráter, um seu autônomo poder de linguagem."Romance II" de Margarita FarréExistem em suas esculturas uma série de contrastes lineares e de massas carregadas de energia que determinam, muitas vezes, fortes tensões, as quais permeiam o conjunto de um sentido de luta e de drama."Enamorados" de Bete MartinsClássica e moderna ao mesmo tempo, sua mensagem cultural fermenta e revive numa intuição atual da vida e do ser humano, onde exprime, além da imagem, a ansiedade e a inquietação interior. Em virtude de um esforço íntimo para alcançar um "gosto expressivo" e pessoal, o clássico e o contemporâneo conseguem coabitar em sua obra sem choques possíveis.