A busca do amor perfeito na escultura e na poesia

Acervo Artístico
10/06/2005 18:35

Compartilhar:

Clique para ver a imagem " alt=""O abraço" de Edgar Duvivier Clique para ver a imagem "> "Enamorados" de Bete Martins<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/enamorados Bete Martins.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> "Romance II" de Margarita Farré<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/margarita.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Clique para ver a imagem " alt=""Espera" de Lúcia Crestana Clique para ver a imagem ">

A origem do Dia dos Namorados tem suas raízes nas festas pagãs da Roma Antiga, dedicadas a Lupercus, protetor dos rebanhos e dos pastores e a Juno, deusa do amor. Apesar do dia ser comemorado na Europa e na América do Norte no dia de São Valentim, a 14 de fevereiro, o Brasil, desde 1949, o comemora em 12 de junho, às vésperas das festas de Santo Antonio, conhecido como santo casamenteiro.

Com apoio da Federação do Comércio do Estado de São Paulo e com o intuíto de melhorar as vendas do mês de junho, considerado o mais fraco do ano comercialmente falando, uma campanha idealizada pelo publicitário João Dória, a pedido da extinta rede de lojas Clipper, instituiu oficialmente a data.

Aproveitando da data, hoje popularmente enraizada nos nossos costumes, selecionamos quatro esculturas do Acervo Artístico da Assembléia Legislativa e o "Poema do Amor Perfeito" de Cecília Meirelles, com a finalidade de transmitir uma mensagem de caráter cultural aos enamorados de todas as idades.

Poema do Amor Perfeito

Cecília Meirelles

Naquela nuvem, naquela,

mando-te meu pensamento:

que Deus se ocupe do vento.

Os sonhos foram sonhados,

e o padecimento aceito.

E onde estás, Amor-Perfeito?

Imensos jardins da insônia,

de um olhar de despedida

deram flor por toda a vida.



Ai de mim que sobrevivo

sem o coração no peito.

E onde estás, Amor-Perfeito?

Longe, longe, atrás do oceano

que nos meus olhos se aleita,

entre pálpebras de areia...

Longe, longe... Deus te guarde

sobre o seu lado direito,

como eu te guardava do outro,

noite e dia, Amor-Perfeito.



"O abraço" de Edgar Duvivier

A ascendência dos escultores clássicos, a direta observação do "verdadeiro" e um sentimento poético feito de delicadeza e de sensualidade sempre caracterizaram a sua obra, com uma seqüência até sua morte. A própria vida e a realidade de seu próprio habitat foram fontes inesgotáveis de inspiração.

"Espera" de Lúcia Crestana

Tendo sempre presente a exigência da síntese, da força expressiva interior, da tensão dinâmica que a adesão espiritual aos nossos tempos implica, a artista encontrou um seu estilo, um seu caráter, um seu autônomo poder de linguagem.

"Romance II" de Margarita Farré

Existem em suas esculturas uma série de contrastes lineares e de massas carregadas de energia que determinam, muitas vezes, fortes tensões, as quais permeiam o conjunto de um sentido de luta e de drama.

"Enamorados" de Bete Martins

Clássica e moderna ao mesmo tempo, sua mensagem cultural fermenta e revive numa intuição atual da vida e do ser humano, onde exprime, além da imagem, a ansiedade e a inquietação interior. Em virtude de um esforço íntimo para alcançar um "gosto expressivo" e pessoal, o clássico e o contemporâneo conseguem coabitar em sua obra sem choques possíveis.

alesp