" />" /> A contribuição da arte na preservação dos animais

A contribuição da arte na preservação dos animais

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo " 4 de outubro " Dia Mundial dos Animais
03/10/2005 13:48

Compartilhar:

"O VÔO DA ÁGUIA" " Tao Duarte<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Tao Duarte 0 Voo da aguia.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> "BELEZA RARA" " M. R. Carvalho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Beleza Brasileira M. R. Carvalho.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> "JAGUATIRICA" " Lafraia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Jaguatirica Lafraia.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> "BISÃO RUPESTRE" " Lavarello<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Bizao Rupestre Lavarello.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> "SALVEMOS AS TARTARUGAS" " Ronaldo Dalcin<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Reinaldo Dalcin Tartarugas.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Preocupada em proteger os animais da exploração, do abandono, do trafico e do extermínio, a UNESCO, aprovou em 1978 a Declaração Universal dos Direitos do Animal, a fim de que o conhecimento humano se volte também em benefício dos bichos. Desde então, o dia de hoje foi consagrado ao Dia Mundial dos Animais, coincidentemente na mesma data em que se festeja o dia dedicado a São Francisco de Assis, popularmente conhecido como o santo protetor dos animais, que a eles se referia como irmão Pássaro e irmã Leoa.

Vale salientar que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente " IBAMA, responsável pela publicação da lista oficial de animais ameaçados de extinção, elaborada em conjunto com comitês e grupos de trabalho de cientistas especializados em cada grupo animal acaba de alertar que o Brasil possui cerca de 218 espécies desses animais.

Leonardo da Vinci em pleno século XV afirmava: "Chegará o dia em que os homens conhecerão o intimo dos animais e, nesse dia, um crime contra um animal será considerado um crime contra humanidade". Enquanto esperamos esse dia reproduzimos nesta página alguns artistas do acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, que reproduziram animais em suas obras.



"ARARAS NA AMAZÔNIA" - Antonio C. Moraes

Inspirado na natureza o artista nela encontra o fascínio e os germes da exaltação, testemunho de poesia e da eterna repetição dos fenômenos criativos. Em suas telas a emoção, os sentimentos e a fantasia são elaborados na meditação e na "reverie" e expressos com apurada técnica, sensibilidade e imediatismo de linguagem.



"SALVEMOS AS TARTARUGAS" " Ronaldo Dalcin

Sua pintura parte de uma preciosa relação visual com a realidade para atuar uma transfiguração gradual do elemento naturalístico que acaba com a perda de conotações verístas para assumir conotações emotivas e sentimentais sobre o fio de uma intensa participação pessoal, às vezes melancólica, às vezes romântica.



"BELEZA RARA" " M. R. Carvalho

Sua obra testemunha a imediata identificação da artista com a natureza brasileira através de uma pincelada que cria o clima de um conto pacato, distensivo, mas eloqüente em sua simplicidade.



"JAGUATIRICA" " Lafraia

A artista possui uma sua voz autentica, capaz, na sua simplicidade, de nos comover e nos fazer ver o mundo com surpresa; de ama-lo e apreciar toda sua beleza, sobretudo a beleza dos animais em extinção pelo descuido do próprio ser humano.



"BISÃO RUPESTRE" " Lavarello

Os animais rupestres constituem um chamamento perene ao nosso passado longínquo, chamamento esse que se realiza nas ¨visões¨ ambientadas em nosso subconsciente. Mas o que conta é a afetividade, o amor que a artista coloca em sua obra.



"PATO DO PÉ VERMELHO" " Huang Weng Mei-o

Sob uma aparente simplicidade, sua obra é fruto de uma séria disciplina profissional e de uma rigorosa pesquisa cromática, embora se mantendo distante de todo excesso pictórico, para colher, entretanto, a essência da imagem.



"O VÔO DA ÁGUIA" " Tao Duarte

Sua obra demonstra a força criativa de quem se abandona na natureza e na realidade das paisagens, da flora e da fauna que descobre e ama com religiosa devoção.

alesp