Parlamentar participa do programa "Em Discussão"


20/05/2008 17:37

Compartilhar:

Gilmaci Santos e Ana Kalyne (dir.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2008/GILMACI EM DISCUSSAO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O líder do PRB na Assembléia, deputado Gilmaci Santos, participou na última sexta-feira, 16/5, do programa Em Discussão, da TV Alesp. O tema do programa, conduzido por Ana Kalyne, foi o projeto de lei de Gilmaci que autoriza o Poder Executivo a disponibilizar nas unidades de saúde pública do Estado a vacina contra o HPV " papilomavírus humano. Também participaram do debate Pedro Lima, do laboratório GSK, Luciana Leite, vice-presidente do Instituto Butantan, e Andréa Guimarães, oncologista clínica do Hospital AC Camargo.

"A preocupação com o número crescente de mortes causadas por câncer de útero foi o que nos levou a desenvolver este projeto, já que 99,7% dos casos são causados pela contaminação por papilomavírus humano", explicou o parlamentar durante o programa. Ele falou também sobre a pouca eficácia da prevenção no Brasil. "Infelizmente, no nosso país campanhas de prevenção surtem poucos resultados. Por isso, acredito que a melhor opção para evitar essas mortes seja a vacina". Além disso, o deputado disse que vacinar é menos oneroso do que tratar a doença. "A vacina pode não ser tão barata, mas quanto custa ao Estado cuidar de uma mulher com câncer de útero? Certamente, o tratamento é muito mais caro". Gilmaci concluiu sua participação dizendo que conta com o apoio do governo de São Paulo. "Espero sinceramente que o governador José Serra se sensibilize com a nossa iniciativa e sancione este projeto que salvará milhares de vidas".



gilmacisantos@al.sp.gov.br

alesp