Implantação de ambulatório médico em Mauá


20/07/2009 18:27

Compartilhar:

Donisete Braga discursa durante a inauguração do coletor<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2009/DONISETEBRAGA1AME.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Donisete Braga (PT) defendeu em 13/7, durante ato público em Rio Grande da Serra (ABC paulista) com a presença do governador José Serra, a implantação de um Ambulatório Médico de Especialidades (AME) para a cidade de Mauá, centro médico que beneficiará também os moradores de Rio Grande e Ribeirão Pires. "A saúde é primordial e a população espera que haja vontade política de todas as partes envolvidas para que o AME se torne realidade", disse ele.

O governador José Serra foi a Rio Grande da Serra, cidade 100% em área de manancial, para sancionar o Projeto de Lei Específica da Billings, aprovado em junho passado pela Assembleia, após mais de uma década de discussão. O secretário estadual de Meio Ambiente, Xico Graziano, comprometeu-se durante o ato a regulamentar a lei no prazo de 90 dias.

A lei, conforme explicou Donisete Braga, "permitirá a regularização dos lotes, dando dignidade a quem mora no entorno, com obras de urbanização, de tratamento do esgoto e preservação deste manancial produtor de água". A Represa Billings produz cerca de 7 m³ de água por segundo, ou 11% da produção de água para abastecimento público da região metropolitana de São Paulo, atendendo cerca de 1,8 milhão de pessoas. Com a Lei, estado e prefeituras vão compartilhar o gerenciamento da área. . "Este foi, sem dúvida, o projeto mais importante que aprovamos neste semestre", disse o deputado.

Na ocasião, o governador Serra também inaugurou o coletor tronco do Sistema de Tratamento de Esgoto Billings " Tamanduateí. A obra possibilitará que 80% do esgoto de Ribeirão Pires e 50% de Rio Grande sejam encaminhados para estações de tratamento, além de permitir interligações em Mauá.



dpbraga@al.sp.gov.br

alesp