Evento comemora Dia dos Profissionais Liberais


29/05/2009 19:15

Compartilhar:

Deputado José Candido participa do II Seminário de Estudos Espaço Mulher 2009<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2009/PROFLIBmmy (3).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2009/PROFLIBmmy (7).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Foi realizado nesta sexta-feira, 29/5, o II Seminário de Estudos Espaço Mulher 2009, com o apoio do deputado José Candido (PT). O objetivo do evento foi a comemoração do Dia dos Profissionais Liberais, comemorado em 27/5, conforme a Lei Estadual 13.042, de autoria da deputada Célia Leão (PSDB), e tratar ainda do papel da mulher na sociedade.

A professora Elisabeth Mariano, diretora do Instituto Espaço Mulher, falou sobre o mercado de trabalho para jovens profissionais liberais. Para ela, as entidades classistas não abrem espaço para os jovens, que encontram dificuldades para construir uma carreira e muitas vezes se veem num processo de frustração. "Precisamos acolher os jovens e dar mais apoio a eles", completou.

Para José Candido, o mundo está cada dia mais reconhecendo a capacidade de todos os indivíduos. "Desejo muito sucesso a todas as mulheres que têm disposição para vencer", afirmou.

A jornalista Cláudia Alexandre discutiu o preconceito, discriminação e racismo em relação à preferência de atendimento nas profissões liberais. "A mulher negra é discriminada e ocupa posições de menor prestígio profissional", revelou.

Tiago Farina Matos, advogado e representante da Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama), deu palestra a respeito do câncer de mama, destacando o acesso ao diagnóstico precoce e o direito dos pacientes. "Se diagnosticado precocemente, pode-se garantir 95% de chance de cura", explicou. Matos falou sobre a importância da Lei 11.664/2008, que assegura a prevenção, a detecção e o tratamento do câncer de mama. Segundo ele, a lei fez reduzir a idade para realização da mamografia.

O farmacêutico e professor, Sérgio Tinoco Panizza, falou sobre o desenvolvimento e inovação de produtos de origem natural para fins farmacêuticos, alimentícios, veterinários e hospitalares. Panizza mostrou a importância das plantas para o profissional liberal.

Eduardo Salles Pimenta Filho, bacharelado em Direito, discutiu o que sucede atualmente em relação ao direito do consumidor na área de prestação de serviços liberais, enfatizando que "os direitos do consumidor também são direitos humanos".

Laércio Godinho Teixeira, advogado e professor, falou sobre a atuação do Procon/SP frente às violações ao direito do consumidor quando provocadas na área das profissões liberais. E para encerrar, a professora Vera Saikovitch conduziu a palestra: "O melhor marketing é o respeito à clientela, que fará qualquer carreira profissional ser um sucesso".

alesp