Ato solene comemora centenário do Jornal Gazeta do Rio Pardo


01/12/2009 19:49

Compartilhar:

Convidados presentes à comemoração <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2009/Gazeta Rio Pardo_0015.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marcos Monteiro, Geraldo Alckmin, Mauro Bragato e Sílvio Torres<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2009/Gazeta Rio Pardo(4).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Jornal Gazeta do Rio Pardo é homenageado na Assembleia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2009/Gazeta Rio Pardo 17 copy.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Por solicitação do deputado Mauro Bragato (PSDB), a Assembleia paulista realizou nesta segunda-feira, 30/11, um ato solene em comemoração aos 100 anos do Jornal Gazeta do Rio Pardo.

O presidente da Casa, Barros Munhoz, demonstrou sua admiração e apreço pelo trabalho desenvolvido na cidade, destacando a dificuldade de se manter um jornal em uma cidade do interior. Para o presidente, manter um jornal por 100 anos é um ato de heroísmo. "É uma honra poder participar, ainda que rapidamente, de momentos como esse", declarou.

Para Bragato, é um privilégio presidir um ato solene em comemoração ao centenário de um jornal no país. "Fico feliz em saber que São José do Rio Pardo tem um jornal que passou por guerras, golpe de estado, ditadura e sobreviveu", afirmou. O parlamentar parabenizou os responsáveis pelo jornal pela importância que ele representa.

De acordo com o prefeito da cidade de São José do Rio Pardo, João Luis Soares da Cunha, o jornal é parte integrante da rotina dos moradores da região e a comemoração do seu centenário é motivo de orgulho para a cidade. O prefeito agradeceu a todos os riopardenses que contribuíram e participaram da história do jornal.

O deputado federal José Aníbal fez uma ligação entre o centenário do jornal e os 100 anos de morte de Euclides da Cunha. O deputado também destacou a sua afeição e consideração ao deputado Silvio Torres pelo trabalho realizado na Comissão de Fiscalização e Controle na Câmara dos Deputados.

Segundo o ex-governador de São Paulo e atual secretário estadual de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, são poucas as instituições brasileiras que conseguem chegar aos 100 anos, principalmente na imprensa. O secretário destacou a história de luta e a credibilidade do jornal. "A imprensa é a sociedade conversando consigo própria", afirmou Alckmin.

Silvio Torres, deputado federal, agradeceu a iniciativa de Bragato e ressaltou sua credibilidade política. Segundo ele, a vida de proprietário de um jornal é caracterizada por pressões e difícil reconhecimento. "Para seguir à frente, temos que ter princípios, fé e crenças. Nosso jornal foi feito com esses princípios e por isso chegou aos 100 anos e vai ainda mais longe", declarou.

Também estiveram presentes à comemoração o deputado Pedro Tobias (PSDB), o secretário adjunto de Gestão Pública do Estado, Marcos Monteiro, Maria Elizabeth Torres, Lupércio França Torres e as proprietárias do jornal, Vera Lúcia Torres e Célia Torres.

alesp