Ato solene comemora centenário do Jornal Gazeta do Rio Pardo
Por solicitação do deputado Mauro Bragato (PSDB), a Assembleia paulista realizou nesta segunda-feira, 30/11, um ato solene em comemoração aos 100 anos do Jornal Gazeta do Rio Pardo.
O presidente da Casa, Barros Munhoz, demonstrou sua admiração e apreço pelo trabalho desenvolvido na cidade, destacando a dificuldade de se manter um jornal em uma cidade do interior. Para o presidente, manter um jornal por 100 anos é um ato de heroísmo. "É uma honra poder participar, ainda que rapidamente, de momentos como esse", declarou.
Para Bragato, é um privilégio presidir um ato solene em comemoração ao centenário de um jornal no país. "Fico feliz em saber que São José do Rio Pardo tem um jornal que passou por guerras, golpe de estado, ditadura e sobreviveu", afirmou. O parlamentar parabenizou os responsáveis pelo jornal pela importância que ele representa.
De acordo com o prefeito da cidade de São José do Rio Pardo, João Luis Soares da Cunha, o jornal é parte integrante da rotina dos moradores da região e a comemoração do seu centenário é motivo de orgulho para a cidade. O prefeito agradeceu a todos os riopardenses que contribuíram e participaram da história do jornal.
O deputado federal José Aníbal fez uma ligação entre o centenário do jornal e os 100 anos de morte de Euclides da Cunha. O deputado também destacou a sua afeição e consideração ao deputado Silvio Torres pelo trabalho realizado na Comissão de Fiscalização e Controle na Câmara dos Deputados.
Segundo o ex-governador de São Paulo e atual secretário estadual de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, são poucas as instituições brasileiras que conseguem chegar aos 100 anos, principalmente na imprensa. O secretário destacou a história de luta e a credibilidade do jornal. "A imprensa é a sociedade conversando consigo própria", afirmou Alckmin.
Silvio Torres, deputado federal, agradeceu a iniciativa de Bragato e ressaltou sua credibilidade política. Segundo ele, a vida de proprietário de um jornal é caracterizada por pressões e difícil reconhecimento. "Para seguir à frente, temos que ter princípios, fé e crenças. Nosso jornal foi feito com esses princípios e por isso chegou aos 100 anos e vai ainda mais longe", declarou.
Também estiveram presentes à comemoração o deputado Pedro Tobias (PSDB), o secretário adjunto de Gestão Pública do Estado, Marcos Monteiro, Maria Elizabeth Torres, Lupércio França Torres e as proprietárias do jornal, Vera Lúcia Torres e Célia Torres.
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Deputado pede ao MP prisão de participante de 'A Fazenda' por ameaça e maus tratos contra enteado
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Com aprovação da Alesp, estado de São Paulo pode aderir ao Propag
- Delegada Raquel Gallinati toma posse como deputada na Alesp
- Alesp aprova e estado de São Paulo passa a ter 78 estâncias turísticas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Mudança de regras no repasse do ICMS para a Educação dos municípios é aprovada na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações