Comissão quer debate regional sobre novas unidades da Febem


12/05/2005 11:59

Compartilhar:

Pupin, Hamilton Pereira, André dos Santos, Luiz Ferraz, Carlos César, Tânia Baccelli e Neusa Maldonado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Hamilton debfebem.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Comissão que participou de audiência na sede da Fundação do Bem-Estar do Menor na última terça-feira, 10/5, obteve o compromisso do representante da diretoria da Febem, de que a entidade participará de um debate regional sobre a criação de vagas na região de Sorocaba.

Uma reunião com o secretário da Justiça e Defesa da Cidadania e presidente da Febem, Alexandre de Moraes, para obter informações sobre os planos do governo, nesse setor, para a cidade de Sorocaba, fora agendada pelo deputado Hamilton Pereira (PT) e confirmada. No entanto, a comissão foi recebida por um representante da diretoria da Febem, André Lopes dos Santos, e um engenheiro responsável pelo projeto dos novos módulos, Mansueto Nonardi.

As duas únicas informações obtidas no encontro foram o déficit da região, que desde o início do ano tem girado em torno de 60 e 70 vagas, e o fato de que a nova unidade da Febem não deverá ser instalada próximo dos presídios da cidade.

O projeto para as novas unidades, segundo o engenheiro, foi elaborado pela Universidade de São Paulo (USP). As novas unidades terão três andares. Na cobertura haverá espaço para atividades de esporte e cultura; o andar intermediário abrigará os alojamentos; e no térreo serão instalados as salas de aulas, o setor administrativo e a recepção. A previsão para edificação de cada módulo, segundo Nonardi, é de cerca de 90 dias.

A comissão exigiu o compromisso do representante da Febem de que a entidade debaterá o melhor projeto para a região de Sorocaba. "Assim que houver a divulgação inicial do projeto, debateremos o melhor projeto para a região", afirmou André dos Santos. A entidade escolhida para intermediar o debate entre a Febem e a região será a Comissão de Direitos Humanos da OAB.

Dados apresentados na audiência pública realizada em abril mostraram a existência de cerca de 120 adolescentes sorocabanos internados na Febem; destes, apenas 69 estão na cidade e 19 estão na cadeia pública de Salto de Pirapora, em regime de prisão. Existem ainda quatro adolescentes junto com mais de cem presos na cadeia de Itu e três entre outra centena de presos de Salto.

hpereira@al.sp.gov.br



Foto: Dr. Pupin, deputado Hamilton, André dos Santos, Dr. Luiz Ferraz, Carlos Cesar, Tania Baccelli e Neusa Maldonado.

alesp