Visitas diplomáticas aprofundam relações internacionais do Legislativo paulista

Relações Internacionais " 2006
10/01/2007 16:44

Compartilhar:

Delegação da Armênia visita Assembléia Legislativa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/del armenia 2 27-03-06.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Kunio Sakai, presidente da Assembléia Legislativa da província japonesa de Kyoto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Kyoto foto 1 19-07-06.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Pedro Umberto Vaz, embaixador do Uruguai no Brasil, e Rodrigo Garcia, presidente da Alesp <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/embaixador uruguai foto 1 20-04-06.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rodrigo Garcia (à dir.) recebe a visita do cônsul-geral da Hungria, Zsolt Maris<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/consul hungria 08-03-06.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Renato Simões, Carlos Trejo Sosa, cônsul-geral de Cuba em São Paulo, e Rodrigo Garcia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/consul cuba 3 22-03-06.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Embaixador Michele Valensise e o presidente Rodrigo Garcia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/embaixador italia foto 2 02-06-06.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rodrigo Garcia recebe comitiva de empresários chineses<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/china foto 2 10-03-06.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembléia Legislativa registrou em 2006 uma série de visitas importantes para a aproximação do Estado de São Paulo com vários países e, conseqüentemente, para o estreitamento das relações internacionais brasileiras.

Missões da China, do Japão e da Armênia, bem como os cônsules gerais da Hungria, do Japão, da Bolívia, da Itália e de Cuba e os embaixadores do Uruguai, da Itália, do Marrocos e da Malásia foram recebidos pelo presidente do Legislativo paulista, deputado Rodrigo Garcia, e pelos membros da Mesa Diretora da Casa.

Nas visitas organizadas pelo Cerimonial da Assembléia, sob a direção de Moacyr Seródio, os parlamentares paulistas mantiveram conversações com representantes diplomáticos sobre intercâmbio cultural, econômico e comercial daqueles países.



Março

Comitiva de Hangshou

O secretário geral parlamentar da Assembléia, Marco Antonio Hatten Benetton, recebeu em março comitiva da província de Hangzhou, na China, integrada por Na Zhiyun, chefe da comissão permanente do Congresso do Povo da província, Xu Shenmin, Xiao Qin, Shen Jian, Guo Yiumiao, Xiao Xikun, Pei Wenmei, Ren Jinqing, Zhou Fengxiang, Shen Yuexiong, Ma Guoguang, Wu Yajuan e Zhang Li.

Cônsul da Hungria

O cônsul-geral da Hungria, Zsolt Maris, ao visitar o presidente da Assembléia Legislativa, Rodrigo Garcia, manifestou sua intenção de estreitar as relações com o Legislativo paulista, uma vez que o Estado de São Paulo conta com uma comunidade de húngaros e descendentes que se aproxima de 100 mil pessoas.

O diplomata húngaro aproveitou a ocasião para anunciar a visita da presidente da Assembléia Nacional Constituinte da Hungria a São Paulo.



Grupo Interparlamentar Boliviano-Brasileiro

O presidente do Grupo Interparlamentar Boliviano-Brasileiro, senador Andrés Guzman, esteve com o presidente da Assembléia paulista para tratar de assuntos de interesse comercial entre o Brasil e a Bolívia. A visita foi acompanhada pelo cônsul-geral da Bolívia, Roberto Prudêncio Lizón.

Empresários chineses visitam a Assembléia

Uma comitiva de 26 empresários chineses, chefiada pelo supervisor geral do governo da Província de Guandong, Liu Fucai, esteve em São Paulo em março de 2006 para um encontro de negócios e visitou o Legislativo Paulista. O deputado Rodrigo Garcia, ao saudar o representante chinês, destacou a importância de se intensificar o intercâmbio entre o Brasil e a China, com a exportação também de produtos brasileiros processados. Salientou, ainda, que São Paulo possui o maior porto comercial do Brasil, o de Santos, por onde sai o maior volume das exportações brasileiras, e uma boa malha viária, que conta com um programa de concessão de rodovias à iniciativa privada.



Centenário da Imigração Japonesa

O cônsul-geral do Japão em São Paulo, Masuo Nishibayshi, em visita oficial à Assembléia Legislativa comunicou ao presidente Rodrigo Garcia a realização dos preparativos para as comemorações do Centenário da Imigração Japonesa, no Brasil, que serão realizadas em 2008.

Na pauta do encontro estava a inauguração das obras de aprofundamento e alargamento da calha do rio Tietê, financiadas por um banco japonês. Garcia lembrou que o financiamento precisou do aval do Legislativo, sendo aprovado quase unanimemente pelos deputados da Casa. "O Tietê representa muito não só para a cidade como para o Estado. Agradecemos o interesse do Japão em nos ajudar para a sua recuperação". Garcia acrescentou ainda: "O Parlamento paulista está muito engajado e quer participar ativamente das comemorações do centenário da imigração em 2008". Também participaram da recepção ao cônsul o deputado Milton Vieira (PL) e o presidente do Instituto do Legislativo Paulista (ILP), Celso Matsuda.



Convite para visitar o Congresso de Cuba

O cônsul-geral de Cuba em São Paulo, Carlos Trejo Sosa, esteve na Assembléia Legislativa a fim de transmitir um convite ao deputados paulistas para uma visita à Asamblea Nacional del Poder Popular de Cuba, o Congresso Cubano.

"A visita dos deputados paulistas seria emblemática neste momento e serviria para acelerar o intercâmbio entre os dois países, pois há um interesse muito grande por parte da ilha caribenha em estreitar as relações econômicas com o Brasil. O comércio entre Brasil e Cuba tem girado em torno de US$ 355 milhões, nos últimos anos. Trata-se de uma importância significativa para uma pequena ilha, existindo a possibilidade de se aproximar de US$ 1 bilhão ao ano", disse o diplomata cubano.

O deputado Rodrigo Garcia agradeceu o convite do Parlamento cubano, mas ressaltou que, por se tratar de ano eleitoral, seria muito difícil conciliar as atividades legislativas com a agenda política de cada deputado. O presidente da Assembléia, entretanto, lembrou que em 2001 participou, com outros parlamentares da Casa, de viagem com o mesmo objetivo.

Participaram ainda da audiência os deputados Edmir Chedid (PFL), Vanderlei Siraque (PT), Jonas Donizette (PSB) e Baleia Rossi (PMDB).



Delegação Oficial da Armênia

O presidente da Assembléia, deputado Rodrigo Garcia, acompanhado dos deputados Caldini Crespo (PFL), presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, e Waldir Agnello (PTB), presidente da Comissão de Saúde e Higiene, receberam a visita de uma delegação da Armênia, composta por Hovik Abrahamyan, ministro da Gestão e Coordenação das Subestruturas Industriais; Pavel Safaryan, primeiro vice-ministro das Finanças e Economia; Guegham Garibdjianyan, vice-ministro das Relações Exteriores; Albert Heroyan, governador da Província de Armavir; Guevorg Muradyan, representante do Cerimonial do Estado; Taron Margaryan, sub-prefeito de Avan, em Yerevan; Ashot Kirakossyan, diretor-executivo do Fundo Armênio de Investimentos Sociais; e o ministro Achot Yeghiazarian, cônsul-geral da Armênia em São Paulo.

O objetivo do encontro na Assembléia, segundo o ministro, foi estreitar o relacionamento entre os povos armênio e paulista. Abrahamyan disse que empresários dos dois países também buscam soluções para questões de interesse mútuo e para melhorar o comércio entre o Brasil e a Armênia, nas esferas municipais, estaduais e federal.

O deputado Rodrigo Garcia disse que a Assembléia Legislativa foi prestigiada pela presença da comunidade armênia em São Paulo, que se destaca por seu importante papel na construção do Estado e do país.



Abril

Embaixador e cônsul do Uruguai

O embaixador do Uruguai no Brasil, Pedro Umberto Vaz, e o decano do corpo consular em São Paulo Juan Antônio Antonio Remedi estiveram na Assembléia Legislativa para participar de uma reunião do Conselho Estadual Parlamentar das Comunidades de Raízes e Culturas Estrangeiras (Conscre).

Na ocasião, o presidente do Legislativo, Rodrigo Garcia, destacou as boas relações entre o Uruguai e o Brasil e ressaltou ainda a diversidade cultural e étnica existente em São Paulo. Disse que o Conscre, criado pela Assembléia, há cerca de cinco anos, ajuda na missão de promover uma convivência harmoniosa entre as comunidades estrangeiras no Brasil.

Junho

Embaixador e cônsul-geral da Itália

No dia 2/6/2006, data em que se comemorou o 60º aniversário da República Italiana, estiveram na Assembléia Legislativa, a convite dos representantes do Conscre, o embaixador Michele Valensise e o cônsul-geral da Itália em São Paulo, ministro Marco Marsilli.

Recebidos pelo presidente da Assembléia, Rodrigo Garcia, e pelo 4º secretário, Adilson Barroso (PSC), os representantes peninsulares trocaram idéias sobre os processos político-partidários do Brasil e da Itália.

Para que sejam perpetuadas as raízes da Itália no Brasil, o embaixador apontou as prioridades que orientam seu trabalho no país: "No plano da cultura, a intenção da diplomacia é envidar esforços junto às autoridades locais para introduzir o ensino da língua italiana nas escolas paulistas. No plano econômico, empresas tradicionais italianas, menores e mais flexíveis do que os grandes conglomerados, estão sendo incentivadas a vir para o Estado de São Paulo, com o objetivo de dinamizar o mercado de trabalho, ampliando as oportunidades de emprego e renda."

Julho

Assembléia da Província de Kyoto

O presidente da Assembléia Legislativa da província de Kyoto, Kunio Sakai, visitou o Legislativo paulista, acompanhado de uma comitiva formada pelos deputados Issao Aketa, Tadashi Takaya, Lissaburo Titosse, Tadashi Yamamoto, Takashi Matsuo, Tadamassa Matsuo e Hiroshi Mizuguti, pelo secretário geral e pelo subchefe da Divisão de Deliberação do Parlamento de Kyoto, Takashi Yassuda e Sumio Mkzuta, respectivamente, e pelos diretores do Centro Internacional da Província de Kyoto.

A comitiva foi recebida pelo presidente Rodrigo Garcia, que, entre outros assuntos, citou aspectos geográficos, políticos e econômicos do Estado mencionando a importância da colônia japonesa na formação do país. Os representantes japoneses se interessaram em conhecer o funcionamento do Parlamento paulista.

Kunio Sakai manifestou interesse de manter intercâmbio entre as Assembléias Legislativas e as instituições lideradas pelo Centro Internacional da Província de Kyoto, fundado em julho de 1996 com o objetivo de estimular a internacionalização da província japonesa. Os representantes das casas legislativas de Kyoto e de São Paulo ressaltaram a importância de dar continuidade às ações que estreitam os laços entre o Brasil e o Japão.

Agosto

Presidente do Senado do Japão

A Presidente do Senado do Japão, Chikage Ohgi, esteve na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, acompanhada por uma comitiva de senadores, tendo sido recebida no Salão Nobre da Presidência.



Pomezia e Itápolis: cidades irmãs

Uma delegação da cidade italiana de Pomezia (Roma) foi recebida na Assembléia Legislativa por Rodrigo Garcia e pelo 2º secretário, deputado Geraldo Vinholi. Chefiada por Attilio Bello, presidente do Conselho Comunal de Pomezia e representante pessoal do prefeito da cidade, Enrico De Fusco. A delegação era composta por Anna Ferrazzano, secretária municipal do Planejamento Urbanístico e Gestão do Território, e Massimo Temperilli, representante da região do Lazio.

Attilio Bello manifestou o interesse e a satisfação de sua cidade em poder estabelecer um profícuo intercâmbio com o município paulista de Itápolis, com o objetivo de assinar um protocolo de fraternidade conhecido por "Gemellaggio". Durante a visita, foi discutida a importância da influência italiana na cultura paulista e como o relacionamento entre Brasil e Itália pode se beneficiar com a assinatura do protocolo.

Setembro

1ª Comissão Mista Brasil-Marrocos

Encarregada de estreitar relações de desenvolvimento e bem-estar com o Brasil, a embaixadora do Marrocos, Farida Jaïdi, esteve no Palácio 9 de Julho para convidar os membros do Poder Legislativo estadual para a reunião da 1ª Comissão Mista Brasil-Marrocos, que se realizou no mês de outubro para tratar de temas como cooperação nas áreas de formação profissional, habitação e meio ambiente.

Segundo a embaixadora, o Marrocos é bastante parecido com o Brasil, "com uma grande diversidade cultural, costumes e tradições peculiares". O país africano, em vias de desenvolvimento, aposta na indústria do turismo e pretende receber 10 milhões de turistas até 2010.

O presidente da Assembléia paulista apresentou à embaixadora um quadro do Estado, destacando que São Paulo é "responsável por 35% da produção nacional, concentra 70% das sedes das indústrias espalhadas pelo país e tem o desafio de distribuir melhor as riquezas, incrementando a qualidade da educação".

Novembro

Embaixador da Malásia visita o Parlamento paulista

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Rodrigo Garcia, recebeu o embaixador da Malásia, Dato Ismail Mustapha, dizendo ser uma alegria acolhê-lo em nome de 40 milhões de paulistas, representados no Parlamento pelos 94 deputados estaduais. O representante malaio agradeceu dizendo que a Malásia e o Brasil dividem sentimentos semelhantes de democracia, considerando a visita de relevante importância para as relações com seu país. São Paulo foi o Estado escolhido para a sua primeira visita oficial fora de Brasília.

alesp