Lançado projeto de extensão universitária do Ministério da Cultura


04/11/2009 19:45

Compartilhar:

Público particinate<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2009/MINCPUBL03mmy.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Alberto Correa Altafim, Mohamed Habib, Simão Pedro, Gustavo Vidigal, Ana Almeida e Márcio Pozzer<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2009/MINCMESAmmy (1).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2009/MINCGERAL06mmy.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Por iniciativa do deputado Simão Pedro (PT), foi realizada na Assembleia Legislativa reunião para o lançamento, em São Paulo, do projeto de extensão universitária do Ministério da Cultura (MINC). O eventou contou com a participação do secretário adjunto do MINC, Gustavo Vidigal, e de pró-reitores de universidades públicas do Estado.

Simão Pedro abriu os trabalhos, destacando que organizou a reunião para tornar pública a proposta do MINC, de forma que muitos estudantes de São Paulo possam ter acesso à extensão universitária.

Vidigal afirmou que o projeto é uma parceria entre o MINC e as universidades públicas voltado à extensão universitária, "que é um espaço para a produção de conhecimento". Para ele, centralidade cultural deve ser um projeto da nação. O secretário destacou que uma vez que a extensão universitária produz pesquisa, ela pode ser custeada pela Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (Fapesp). "É importante contar com o apoio da Assembleia paulista neste projeto", concluiu Vidigal.



O projeto

O ProExt Cultura é um programa do MINC, mediante custeio de até R$ 20 mil para projetos de extensão universitária na área de cultura e que foquem inclusão social e visem a implementação de políticas públicas culturais. O programa é destinado a universidades públicas do Estado.

Podem se inscrever para a seleção todas as universidades públicas, sem limite de propostas encaminhadas, desde que atendam aos temas: economia da cultura, arte e crítica literária, diversidade cultural, ambientes socioculturais, cultura digital e tecnologia, e arquitetura e designer. O prazo de envio dos projetos é até 30/11. Os formulários e edital podem ser acessados em http://proext.cultura.gov.br/sp/.

alesp