Valorização do profissional da Segurança do Trabalho


18/10/2011 22:16

Compartilhar:

Leonídio Ribeiro, Carlos Giannazi e Gilberto Kfouri <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/Engenheiro8779.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Audiência realizada nesta terça-feira, 18/10, teve o objetivo de "dar visibilidade ao movimento de valorização da profissão do Engenheiro de Segurança do Trabalho", declarou o deputado Carlos Giannazi (PSOL), que apresentou o Projeto de Lei 829/2011, de sua autoria, para instituir o Dia Estadual do Engenheiro de Segurança do Trabalho, a ser comemorado anualmente no dia 27 de julho.

A sessão contou com a presença do engenheiro de segurança Gilberto Kfouri, do professor e também engenheiro de segurança Leonídio Ribeiro Filho, do vice-presidente do Sindicato de Engenheiros de São Paulo, Celso Atienza, e de alunos de pós-graduação em engenharia de segurança da Universidade Paulista (Unip). "A criação do Dia do Engenheiro de Segurança é uma oportunidade para que possamos refletir sobre a importância desta profissão na contemporaneidade. O profissional de segurança não deve ficar só na empresa, mas cuidar do entorno, ir para as ruas oferecer seus conhecimentos à sociedade e atuar no meio ambiente", disse Kfouri.

O professor Leonídio apontou várias reivindicações da categoria, como a realização de concurso público, a necessidade de que no Ministério do Trabalho e Emprego haja estes profissionais, e a obrigatoriedade da inclusão da disciplina de prevenção de acidentes de trabalho na grade de ensino das escolas. Segundo a justificativa do projeto de lei do deputado Giannazi, em 27 de julho de 1972 o Ministério do Trabalho regulamentou a profissão de técnico em Segurança e Medicina do Trabalho. "Por esta razão, este é o dia escolhido para se comemorar o Dia Estadual do Engenheiro de Segurança".

alesp