Seis deputados estaduais paulistas vão assumir mandato na Câmara dos Deputados

Na Assembléia, suplentes concluirão os trabalhos da atual legislatura, que se encerra em 14/3
09/01/2007 19:10

Compartilhar:

Cândido Vaccarezza<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Candido Vaccarezza.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ricardo Tripoli<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/tripoli2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Arnaldo Jardim<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Arnaldo Jardim.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Duarte Nogueira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Duarte Nogueira06.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vanderlei Macris<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Vanderlei Macris.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Edson Aparecido<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Edson005.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em 1º de fevereiro, tomam posse em Brasília os deputados federais eleitos em outubro de 2006 para a próxima legislatura. Entre os parlamentares que comporão a bancada paulista na Câmara estão seis deputados estaduais que exercem mandato atualmente na Assembléia Legislativa de São Paulo: Edson Aparecido, Ricardo Tripoli, Vanderlei Macris e Duarte Nogueira, do PSDB; Cândido Vaccarezza, do PT; e Arnaldo Jardim, do PPS.

As vagas desses deputados devem ser ocupadas pelos suplentes, que tomarão posse no Parlamento paulista para concluir os trabalhos da atual legislatura, que se encerra em 14/3.

Para subsituir os quatro parlamentares do PSDB, seguem na lista de suplência os tucanos Maria do Carmo Piunti, Edmur Mesquita e José Augusto, além do pefelista João Barbosa de Carvalho, suplente pela coligação PSDB/PFL. José Augusto e João Barbosa foram eleitos deputados estaduais nas eleições de outubro e devem continuar na Assembléia Legislativa na próxima legislatura.

A vaga de Cândido Vaccarezza pode ser ocupada por Wagner Lino, primeiro da lista de suplentes do Partido dos Trabalhadores. Atualmente, Lino exerce mandato de vereador em São Bernardo do Campo, existindo, portanto, a possibilidade de que não venha a aceitar a suplência. Na lista dos suplentes segue o ex-deputado Henrique Pacheco, atualmente sem mandato.

Já o substituto do deputado Arnaldo Jardim, do PPS, deve ser Alfredo Ruzza, representante da região de Sumaré.

Os suplentes

Maria do Carmo Piunti foi vereadora em Itu, de 1983 a 1996, secretária da Habitação e Ação Social e presidente do Fundo Social de Solidariedade daquele município em 1993/94. Foi também deputada estadual por duas legislaturas consecutivas, de 1995 a 2003.

Edmur Mesquita também já foi deputado estadual no período de 1999 a 2003. Anteriormente, exerceu por duas vezes consecutivas mandato de vereador no município de Santos. Foi também secretário de Cultura de Santos, em 1993, e chefe de gabinete da Secretaria de Cultura do Estado, em 1995.

José Augusto foi secretário da Saúde de Diadema, de 1983 a 1988, e prefeito dessa cidade, de 1989 a 1992. Em 1994, foi eleito deputado federal. Já exerceu mandato de deputado estadual de 1999 a 2003.

Wagner Lino elegeu-se vereador pelo município de São Bernardo do Campo, tendo sido reeleito por duas vezes. Foi deputado estadual de 1995 a 1999.

João Barbosa de Carvalho, natural de Flórida Paulista, é pastor evangélico, com atuação nas regiões de Araçatuba, Franca, Barretos, Ribeirão Preto e Araraquara. Carvalho elegeu-se deputado estadual em 2006.

alesp