Sofrimento, paixão e intensidade poética no impressionismo da obra de Kena

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
21/05/2007 16:08

Compartilhar:

Kena<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/kena.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mulher flor<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/kena 001.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Valores plásticos concorrem a visualizar, com extrema precisão, os múltiplos "motivos" existenciais que nos dão uma imagem altamente "construída" e interiorizada, analisada através de uma pesquisa imediata e segura.

Empenhada num estreito colóquio com a natureza, Kena demonstra ter alcançado uma excelente maturidade tanto na escultura quanto na pintura. Essa dupla atividade lhe consente completas verificações no estudo do real que se enriquece de conteúdos e formalismos num processo osmótico contínuo.

Sua personalíssima técnica de modelagem repropõe, com variantes subjetivas, aspectos do ser e do que será. Seu gesto é firme, de tal maneira que o conjunto aparece espontâneo e gestual, primitivo ou elaborado ao mesmo tempo, resultando uma obra impressionísta de grande valor criativo.

Predominantemente femininas, suas figuras ou seus casais possuem movimento próprio. Através de expressões e de atitudes parecem estar inseridas no espaço em espasmódica busca de novas dimensões espirituais, mantendo porém uma contínua relação de matéria e de contingente.

Desse dualismo dialético nasce uma tensão emotiva que, ao se sublimar, gera situações diversificadas de sofrimento, paixão e intensidade poética. Da habilidade dessa escultora nascem, com simplicidade, figuras com potência dramática e anotações de clara veia narrativa, às vezes caricatural.

Kena trata argumentos diversos com a mesma sugestão e empenho envolvendo temas humildes e exaltando os da vida cotidiana, silenciosa, embora significativa. Através da obra Mulher flor doada ao Museu de Arte do Parlamento, a artista repropõe a exaltação de Eva no Paraíso cercada da envolvente magia da natureza.



A artista

Kena, pseudônimo artístico da pintora e escultora Maria Eugênia Pinochet Donoso, nasceu em 1948 em Talca, Chile. Formou-se em Arte na Fachhochschule de Colônia, na Alemanha, (1976/1978), sob a direção do professor Burgeff. A partir de 1979, transferiu-se para o Brasil, fixando residência e atelier na cidade de São Carlos, SP.

Paralelamente a sua atividade artística orientou diversos cursos de arte na Oficina Regional "Sérgio Buarque de Holanda", em São Carlos: modelagem em argila (1991); escultura (1992); cerâmica (1996, 1998 e 2000); aquarela (1997); desenho (1998 e 2000); no SESC de São Carlos, cerâmica (2000); no SESC de Ribeirão Preto, cerâmica (2001); na Universidade Federal de São Carlos, desenho (2001); na Escola de Arquitetura de São Carlos, cerâmica (2002); na Oficina Cultural de Matão, cerâmica (2003); na Oficina Cultural de Ibaté, desenho (2003).

Participou de inúmeras exposições individuais e coletivas, destacando-se entre elas: IX Salão Limeirense de Arte Contemporânea; Galeria do Conselho Municipal de São Carlos; Galeria do Banco Itaú, São Carlos e XIV Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba (1981); Galeria de Arte do Banco Itaú; Caixa Econômica do Estado de São Paulo; I Encontro Nacional da Mulher, SP; X Salão Ararense de Artes Plásticas; Galeria do SESC, São Carlos e I Salão de Artes Plásticas de Araraquara (1982); Universidade Federal de São Carlos (1983); Galeria SESC, São Carlos e XIII Salão Limeirense de Arte Contemporânea (1986); Galeria SESC e Universidade Federal de São Carlos (1987); Galeria do Spring Palace Hotel, Ribeirão Preto (1988); VIII Salão de Arte, São José do Rio Preto (1989); Centro Cultural da USP, São Carlos e Casa da Cultura, Batatais (1990); São Carlos Clube (1992) ; Casa da Cultura de São Carlos (1993/1996); Bienal do Desenho, São Carlos (1994); Projeto Cidade, São Carlos ; SESC Ribeirão Preto (2000); Galeria Paulo Prado; Bienal de Jaboticabal e para o IV Leilão de Pratos do Museu Laser Segall (2001); Oficina Cultural "Sergio Buarque de Holanda" (2000/2002); 30 Anos de Kena , Aliança Francesa, SP.

alesp