Huang Weng Mei-o interpreta a felicidade de viver observando a natureza



Huang Weng Mei-o não pertence àquela classe de pintores que busca longe a temática de seus quadros, nem à dos que estão em contínua procura de novidades, pois encontra tudo que necessita para se exprimir até mesmo dentro de casa, ou no perímetro do seu jardim.
Ela pinta suas obras animada por um sentimento de sincero amor pelo mundo. Trata-se de um sentimento forte e puro, quase de natureza religiosa. Com extremo pudor, ela procura falar a si mesma e aos outros.
Sob uma aparente simplicidade, a obra de Huang Weng Mei-o é fruto de uma séria disciplina profissional e de uma rigorosa pesquisa cromática, embora mantendo-se distante de todo excesso pictórico, para colher a essência da imagem.
Tudo o que a cerca, desde a grande árvore à pequena folha, dos pássaros aos frutos, repletos de beleza, cheios de fantasia e de mistério, com suas luzes e sombras, a pintora reúne no seu desenho, como fragmentos do universo.
Huang Weng Mei-o deseja transmitir o que ela mesma vivencia, o que sente de sua feliz interpretação da vida, de maneira clara e direta, através de imagens realistas.
Acreditando firmemente no que faz, somente cria o que constitui para ela elemento de vida. Dialogando com suas flores, com suas plantas, seus animais e pássaros, envolve suas obras num profundo sentimento poético, para oferecê-las aos admiradores da natureza, com sua humildade tipicamente oriental.
Nas obras Pássaros e Maçãs e Pé de Pato Vermelho, doadas ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, verifica-se que sua pintura é toda interior. É feita de emoções que a artista sinceramente manifesta frente às coisas mais simples e humildes do Criador. Mesmo tendo sua origem e seu mundo poético nas coisas mais modestas, o canto que delas ecoa é límpido como a água do riacho ou da nascente.
A artista
Huang Weng Mei-o, que assina artisticamente Pettia em suas obras, nasceu em Taipei (Taiwan), em 1955. Formou-se pela Faculdade de Artes Plásticas de Taiwan e a seguir transferiu-se para o Brasil.
Integrou-se à Associação de Artistas Plásticos Chineses no Brasil, da qual é conselheira. Criou um ateliê de pintura, onde, como professora, ensina composição e técnica.
Desde 1996, participa de exposições coletivas e individuais, destacando-se as do Salão Verde Ana Rosa, onde obteve Medalha de Prata (1996); Clube Ipiranga (1998); Exposição Toyota de Artes Plásticas (1999); Consulado de Taiwan, São Paulo (2000); Associação de Artistas Plásticos Chineses no Brasil (2000, 2001 e 2002); Espaço Cultural Itaú (2001); Espaço Cultural de Taiwan em São Paulo (2004); e Espaço Cultural V Centenário, São Paulo (2005).
Possui obras em diversas coleções particulares e no acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.
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