As terracotas de João Afinowicz no Espaço Portinari


12/08/2008 17:30

Compartilhar:

Escultor João Paulo Afinowicz <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2008/EXPO JOAO AFINOWCZ MAU_0632.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição "Perfis em terracota"<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2008/EXPO JOAO AFINOWCZ GERAL MAU_0636.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Até o próximo dia 15 de agosto encontra-se aberta no Espaço Cultural Candido Portinari, no mezanino do Hall Monumental, a exposição do escultor João Paulo Afinowicz intitulada "Perfis em terracota". (foto). Por ocasião da abertura da mostra, à qual compareceram artistas e parlamentares, o crítico Emanuel von Lauenstein Massarani teve oportunidade de tecer algumas considerações sobre o trabalho do escultor que produz há mais de 10 anos também obras em bronze, resina e pó de mármore.

"As obras de João Paulo Afinowicz - segundo o Superintendente do Patrimônio Cultural - são tratadas com um verísmo quase lírico. Através da terracota, daquele húmus informal e dissociado, o jovem artista cava e molda perscrutando dentro de si, de sua arte, no coração da terra e eis que, como por magia, aparecem e nascem as suas obras. De linha expressionista, suas esculturas transmitem uma poesia enraizada na sincera condição humana e com tal sentimento individual se expande para compreender e exprimir uma situação de angustia e de confiança".

alesp