Comando Militar do Sudeste comemora Dia da Vitória


09/05/2011 13:17

Compartilhar:

Gilmaci Santos ao lado do General Adhemar Machado Filho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2011/GILMACIDIADAVITORIA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Gilmaci Santos, líder do PRB, acompanhou a comemoração do Dia da Vitória, na sexta-feira, 6/5, no Comando Militar do Sudeste, no Ibirapuera, Zona Sul. O Exército Brasileiro comemorou a data simultaneamente em diversos estados do país. Inúmeras autoridades militares participaram do evento, que contou com a presença do general Adhemar Machado Filho, que assumiu no inicio do ano o Comando Militar do Sudeste. Antes disso, o general chefiou o Centro de Comunicação Social do Exército e modernizou o serviço, criando canais que facilitaram o trabalho de jornalistas.

A comemoração do Dia da Vitória busca lembrar a todos os brasileiros o êxito da democracia e de todas as reações soberanas contra o nazifascismo - termo que remete à doutrina totalitária desenvolvida a partir de 1920 por personagens como Hitler e Mussolini. O Brasil foi diretamente envolvido na Segunda Guerra, já que a Alemanha e a Itália adotaram a estratégia de negar o uso do mar a seus inimigos. Assim, na costa do Brasil, submarinos alemães e italianos passaram a atacar e afundar navios mercantes brasileiros, com o propósito de interromper o transporte marítimo de mercadorias.

O envolvimento do Brasil no conflito foi formalizado por meio da declaração de guerra, em 31 de agosto de 1942. "Mesmo não estando preparado para a II Guerra Mundial, o Brasil conseguiu cumprir sua missão. Hoje, o exemplo desses patriotas que se arriscaram pelo país deve ser recordado pelas novas gerações", disse Gilmaci.



gilmacisantos@al.sp.gov.br

alesp