Anunciada mudança administrativa para o Vale do Paraíba


26/09/2011 11:46

Compartilhar:

Parlamentar defende dotação de recursos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2011/MARCOaurelioRM.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Marco Aurélio (PT) classificou como uma grande vitória a oficialização da Região Metropolitana do Vale do Paraíba feita pelo governo estadual nesta sexta-feira, 23/9. Marco Aurélio enfatizou que o modelo administrativo deve ter recurso financeiro para não criar novos custos às prefeituras da região.

O anúncio de que a RM englobará os 39 municípios do Vale, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte foi feito pelo secretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, em audiência pública realizada em São José dos Campos.

Marco Aurélio pontuou para os representantes do governo estadual a importância da criação do fundo de desenvolvimento para que a RM possa ter recursos para financiar projetos regionais. "Com a mudança administrativa, a região se reorganiza e propõe soluções para problemas graves que os prefeitos sozinhos não podem resolver. Os prefeitos já conhecem os problemas, mas o que precisamos agora são recursos e ferramentas para resolvê-los", afirmou.

O deputado comentou que a criação da RM é uma luta antiga das lideranças políticas da região. Ele lembrou a importância da região, ressaltando que pelo último censo do IBGE o Vale ganhou, no último ano, mais de 20 mil pessoas " a população atual é de 2,28 milhões de habitantes " e registrou um PIB regional de R$ 52 bilhões. (pm)



marcoaurelio@al.sp.gov.br

alesp