Assembléia Legislativa e Unesp lançam curso de pós-graduação


13/03/2008 18:45

Compartilhar:

Lançamento do curso de pós-graduação lato-sensu Governo e Poder Legislativo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Foto manchete curso ILP Unesp.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em cerimônia realizada no Salão Nobre da Presidência, foi lançado, na manhã desta quinta-feira, 13/3, o curso de pós-graduação lato-sensu Governo e Poder Legislativo. O curso é uma parceria entra a Assembléia, através do Instituto do Legislativo Paulista, e a Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" " Unesp.

Participaram da cerimônia o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Vaz de Lima; o 1º secretário da Mesa Diretora do Parlamento, deputado Donisete Braga (PT); o reitor da Unesp, Marcos Macari; a assessora da pró-reitoria de pós-graduação, Daisy Maria Fávero Salvador; o diretor-presidente do Instituto do Legislativo Paulista, Roberto Eduardo Lamari; o coordenador do curso de pós-graduação Governo e Poder Legislativo, Milton Lahuerta; o presidente do Fundunesp " Fundação para o Desenvolvimento da Unesp, Luiz Antonio Vane; o assessor especial do reitor da Unesp, José Afonso Carrijo Andrade e o diretor-executivo do ILP, Aparecido Manoel Pereira dos Santos.

Para o presidente da Alesp, deputado Vaz de Lima, a criação de um curso de pós-graduação em parceria com a Unesp coroa um ano de trabalho da atual Mesa Diretora que tem buscado maior integração com a sociedade. "O curso busca preparar os servidores para dar suporte aos deputados e à própria instituição para que ela cumpra seu papel constitucional cada vez melhor, seja na área legislativa, seja enquanto órgão fiscalizador do executivo. Acreditamos que este curso contribui para termos um quadro funcional mais preparado para enfrentar estes desafios", afirmou. O presidente terminou seu discurso citando o educador Paulo Freire: "Ensinar não é só transferir conhecimento, mas também criar condições para a sua produção".

O reitor da Unesp, Marcos Macari, destacou que vê com satisfação a retomada da parceria entre o legislativo e a universidade, o que contribui para o aprimoramento dos quadros do poder legislativo em um momento em que a atividade política tem se tornado cada vez mais complexa e mais suscetível a desgastes.

Para Milton Lahuerta, professor de ciências políticas da Unesp de Araraquara e coordenador do curso de pós-graduação Governo e Poder Legislativo, é fundamental qualificar aqueles que estão na atividade política, principalmente os que atuam no âmbito do poder legislativo, seja como representantes eleitos, seja como técnicos que dão apoio à atividade parlamentar. "É necessário aproximar aqueles que formulam, do ponto de vista teórico, as questões políticas e aqueles que experimentam e atuam no dia-a-dia fazendo política. Desta forma poderemos resgatar a importância que a política tem como elemento fundamental para garantir o bem comum", concluiu.

As inscrições para o curso de pós-graduação serão abertas durante o mês de abril e os interessados deverão apresentar um pré-projeto para ter sua inscrição referendada. Serão 50 vagas, 40 para funcionários da Assembléia e 10 abertas à comunidade. O início do curso está previsto para o mês de agosto.

alesp