A fermentação vulcânica da natureza na visão artística de Natalie Sun

Emanuel von Lauenstein Massarani
04/07/2003 15:19

Compartilhar:

Obra Luz da alma<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Natalie Luz da alma.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Natalie Sun<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Natalie su.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A visão artística de Natalie Sun tem origem na fermentação vulcânica da natureza. Renuncia aos fáceis agrados exteriores, mantendo, entretanto, pleno respeito aos rígidos cânones estéticos. Não há dúvida de que são as recordações que nos reconduzem à tradição, a elaboram e a revivem descobrindo lados e características, ritmos, ansiedades e sentimentos.

A ausência de um cromatismo diversificado e a granulosidade da técnica reformam a nova realidade numa percepção exasperada do tempo, do seu fluxo e refluxo na vida e na morte. A artista retorna às origens da nossa existência, que teve início na glacialidade, no fogo e na efervescência da matéria exatamente quando todo o universo estava a procura da própria identidade, incluindo os primeiros seres primitivos que se preparavam a ser humanos.

A nova matéria criada por Natalie Sun perde na solidão toda uma gama de coisas supérfluas, reduzindo e liberando a visão de conjunto. No processo de reelaboração poderíamos classificar a artista como uma pintora mais romântica do que gestual, entretanto não nos parece que seu lance se conclua na simples manifestação do inconsciente, mais contido e elaborado por uma estrutura rigorosamente comunicativa de uma temática precisa .

Não será essa manifestação declarada através de títulos, do relato de cosmologias, de tempestades galácticas, de universos em infinita expansão. O potencial dramático dessas obras vai muito além de uma fantasia cosmonáutica. A obra "Luz da alma", doada ao Acervo Artístico do Parlamento paulista, parece-nos encantamento e perdição existenciais mais do que pânico vitalismo.

A artista

Natalie Pereira Nascimento Sun, que também usa o pseudônimo artístico de Nate, nasceu em Uberlândia, Minas Gerais, em 1947. Somente a partir de 1999,infuenciada por seu marido, o pintor Luiz Sun, participou de cursos de arte contemporânea, dedicando-se à pintura abstrata através de técnica mista.

Participou de diversas exposições individuais e coletivas, destacando-se, entre elas: Espaço Cultural do Shopping Center de Osasco; XI Salão da Associação Cristã de Moços, São Paulo; Espaço Cultural do Piqueri, São Paulo; Espaço Cultural Flamingo, São Paulo; Espaço Cultural Top Center, São Paulo; Espaço Cultural do Forúm Pedro Lessa, São Paulo; Galeria Encontro das Artes, Alphaville, São Paulo; Espaço Cultural da Justiça Federal, São Paulo; Espaço Cultural Ipe, São Paulo; Espaço Cultural Apolo, São Paulo; Espaço das Retortas, São Paulo ( 2002 ).

Natalie Sun, possui obras em coleções particulares e oficiais como, por exemplo, na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo e na empresa Alstom Participações.

alesp