Eucalipto é tema de debate


05/05/2004 16:31

Compartilhar:

Deputado padre Afonso Lobato <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/padreucalipto.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da assessoria do deputado padre Afonso Lobato

O deputado padre Afonso Lobato (PV) levou a questão do eucalipto para ser debatida na última reunião do Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba (Codivap) que aconteceu na cidade de Jacareí.

Durante o encontro, surgiu a proposta de recolher o ICMS nos municípios onde existem fazendas de eucalipto, e não mais na sede da empresa produtora de papel e celulose.

A proposta beneficia pequenos municípios da região, onde hoje se concentram as grandes plantações, como Redenção, Natividade da Serra, São Luiz do Paraitinga, Paraibuna e Lorena, entre outras.

"Entendemos que esta proposta é bastante justa, pois os municípios que sofrem com o impacto do plantio do eucalipto, nada recebem de ICMS por essa atividade. Por esse motivo, vamos ver a possibilidade de fazer uma emenda de plenário ao meu projeto que regulamenta o plantio do eucalipto no Estado", enfatizou o deputado.

Padre Afonso acrescentou que o grande mérito da reunião do Codivap foi trazer o eucalipto para o debate entre os prefeitos. "As causas da diminuição da água são muitas, não apenas o eucalipto. Precisamos desmistificar essa idéia, sendo sugerida uma discussão mais ampla, inclusive do Código Florestal", esclareceu o parlamentar, acrescentando que já existe uma comissão trabalhando nesse sentido para elaborar o anteprojeto que será enviado ao Governador e depois encaminhado à Assembléia Legislativa.

No dia 12 de maio acontecerá uma audiência pública na Assembléia, a partir das 14h. "Não queremos ser omissos diante da realidade do impacto ambiental causado pelas monoculturas, e também não queremos barrar a geração de renda. Assim, quanto mais debates, melhor", disse o parlamentar.

padreafonso@al.sp.gov.br

alesp