Museu de Arte - Folhagens secas e amareladas... enfeitam a estação do outono


29/05/2009 11:25

Compartilhar:

Caminhos da Mantiqueira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2009/obra20Carvalho20massarani.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dia de Outono<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2009/WalterHabeDiasdeOutono.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sertãozinho: Caminhos Cor-de-Rosa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2009/obra mary yamanaka.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> A Relva e o Horizonte Róseo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2009/Kyoko20Fukagawa20Paineldia2005.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Flamboyant em Flor<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2009/Arvore 20obra ValerioDias.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Antes do Plantio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2009/obra sakuko2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Caminhos de Paranapiacaba<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2009/Gilda20Gil20caminhos.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Por ser uma fase de transição entre o verão e o inverno, o outono apresenta características de ambas as estações: redução de chuvas, mudanças bruscas no tempo, nevoeiros em algumas regiões, entre outras. No Brasil, os índices pluviométricos durante o Outono variam geralmente entre 150 a 400 mm. Em virtude da entrada de frentes frias, as temperaturas no país são mais amenas nessa estação; as mínimas variam entre 12ºC a 18ºC e as máximas oscilam entre 18ºC e 28ºC.

Entre outras características do outono, podemos citar a diminuição da umidade do ar, além do fato dos dias e das noites terem a mesma duração. No hemisfério norte, uma das características principais da estação é a mudança da coloração das folhagens das árvores, que passam a apresentar tons amarelados e avermelhados. É no outono que ocorrem as grandes colheitas, visto que as frutas já estão bastante maduras e começam a cair no chão.

Estamos no meio do outono e aproveitamos a ocasião para publicar algumas obras do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo cujos artistas enfocaram, com profunda sensibilidade e maestria, a paisagem brasileira nesta estação.



"Mais um dia de trabalho" " Doulas Okada

"O gesto pela interpretação autêntica da natureza onde o traço decisivo e a policromia conferem a obra um significado poético imediatamente perceptível, constituem qualidades inerentes à obra de Douglas Okada".



"Caminho de Paranapiacaba" - Gilda Gil

"Tradicionalista assumida, essa artista, em certo sentido, mostra paisagens que exprimem uma concepção clássica, mas mesmo assim renovada" dos lugares e dos elementos. São imagens repletas de musicalidade que nos convidam a procurar, com a artista, um lirismo poético.



"A Relva e o Horizonte Róseo" - Kyoko Fukagawa

"Naturalista por vocação a artista é um poeta que impregna o pincel na magia que a natureza abre frente aos olhos com suas atmosferas e suas harmonias. Para a artista, pintura é um ato de fé, mas também de humilde respeito e de ansiosa esperança".



"Sertãozinho: Caminhos Cor-de-Rosa" - Mary Yamanaka

"Sua pintura é alimentada por uma cor envolvente, onde as formas se destacam como nascessem de uma explosão psíquica, estranha ao mundo racional. Naturalmente, se entendermos por racional tudo o que é premeditado ao redor do quadro: o cálculo, a tese, a experiência e o postulado teórico".



"Caminhos da Mantiqueira" " R. Carvalho

"Pintada sobre uma antiga porta de peroba, o artista demonstra um empenho mais poético do que técnico. Pintar para ele é o instrumento de uma mensagem e não um objeto de decoração".



"Antes do Plantio" - Sakuko Miyashita

"Fiel ao seu temperamento simples e sensível que foge de tudo o que é intelectualístico, Sakuko é uma pintora instintiva. Em suas telas existe algo de impetuoso, de incontrolado, de original, onde a imaginação cria um clima de outono todo particular".



"Flamboyant em Flor" - Valério Dias

"A estrutura da composição desse artista é perfeitamente equilibrada. Suas árvores floridas na paisagem recebem um tratamento cromático, com uma luminosidade marcante e uma profundidade espacial bem definida".



"Dia de Outono" - Walter Habe

"O valor pictórico das obras desse artista consiste, sobretudo na vibrante sugestão da cor, entendida como expressão de sentimentos através da transfiguração poética dos temas tratados. Com efeito, a sua pintura "mesmo fiel na forma aos cânones naturalistas" é caracterizada por acentos líricos de particular intensidade emotiva.

alesp