Reunião com representantes da saúde


26/08/2009 18:40

Compartilhar:

Café da manhã saúde<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/PADREAFONSOSAUDE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Representantes do Hospital Universitário, do Hospital Regional e da Diretoria Regional de Saúde (DRS 17) participaram de um café da manhã nesta quarta-feira, 25/8, com o deputado estadual Afonso Lobato (PV) para discutir propostas interação entre as três instituições, visando melhorar o atendimento à população de Taubaté. A questão mais destacada durante a reunião, realizada no escritório político do deputado, em Taubaté, foi a falta de leitos para atender principalmente à demanda local.

"O trabalho precisa ser integrado para minimizar o sofrimento de quem precisa de tratamento e de seus familiares. Um desses problemas é o desencontro de informações que percebemos no funcionamento do plantão controlador", disse Afonso. Ele destacou que o encontro entre os principais agentes relacionados à questão foi articulado para levantar, discutir e buscar soluções para os problemas. Lembrou também que a ideia propagada por alguns setores, de que Taubaté perdeu com a transformação do Hospital Santa Isabel de Clínicas em Hospital Regional, não é uma realidade. "O hospital sempre atendeu à região, ou melhor não atendia, pois tinha muito pouco a oferecer", disse.

A diretora regional de Saúde, Sandra Tutiashi, disse que o ajuste realmente é necessário e que é preciso mais sensibilidade para entender o sofrimento da população. "Nossos hospitais precisam se humanizar mais", afirmou. Segundo ela, a situação da saúde em Taubaté "é dramática", pois o Pronto Socorro necessita de um hospital para o atendimento de primeira referência para o munícipe. "O Pronto Socorro é hoje um hospital de pequeno porte", disse.



padreafonso@al.sp.gov.br

alesp