Lançada Frente Parlamentar da Reforma Agrária e Agricultura Familiar

A importância de investimentos no setor de agricultura foi debatida por participantes
10/11/2011 21:38

Compartilhar:

 Marco Pilla<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/FrenteParlaReformaAgrariaMarcoPilla.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Simão Pedro <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/FrenteParlaReformaAgrariaSimaoPedro.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Alberto Paulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/FrenteParlaReformaAgrariaAlbertoPaulo.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cerimônia de lançamento da Frente Parlamentar da Reforma Agrária e Agricultura Familiar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/FrenteParlaReformaAgrariaNomeada.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  José Zico Prado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/FrenteParlaReformaAgrariaJoseZicoPrado.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Sebastião Santos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/FrenteParlaReformaAgrariaSebastiaoSantos.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Jamil Ono<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/FrenteParlaReformaAgrariaPrefJamilOno.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nesta quinta-feira, 10/11, sob a coordenação do deputado Simão Pedro (PT), foi lançada a Frente Parlamentar pela Reforma Agrária e Agricultura Familiar, evento que contou também com a presença dos deputados Zico Prado (PT), Sebastião Santos (PRB) e Hamilton Pereira (PT). Simão Pedro expressou sua satisfação em coordenar frente de tamanha importância e agradeceu a todos pela presença. "Nós, da frente parlamentar, queremos acompanhar, fazer intermediações e fiscalizar o governo, além de representar a população", afirmou.

De acordo com Sebastião Santos, a agricultura familiar vem sendo esmagada por conta da burocracia que existe dentro das entidades federativas. Endossando discurso de Santos, Zico Prado apontou como um dos maiores prejudicados os pequenos e médios agricultores e destacou a ausência de política voltada para a agricultura familiar no Estado. "Uma secretaria de Agricultura que tem 0,72% do Orçamento não vai fazer nada além do que pagar mal seus funcionários e esse valor pífio também impede a reforma agrária. Essa frente parlamentar precisa tocar nessa ferida que é a falta de investimentos na agricultura do Estado", criticou Zico Prado.

"Não dá para discutir a questão da agricultura familiar e da reforma agrária sem mexer na estrutura fundiária. Dificilmente resolveremos os problemas sociais sem tocar nessa questão e esse deve ser um dos objetivos dessa frente, a desconcentração das terras", reiterou o representante nacional do MST, Delwek Mateus. Ele ainda ressaltou a relevância de oferecer também ferramentas e recursos necessários para que as famílias assentadas possam se desenvolver. "Dar terra para o assentado é fácil. É preciso dar condições para que ele tire daquela terra o sustento e, enquanto isso não ocorrer, não há verdadeira reforma agrária", expôs o vereador de Araraquara, Edio Lopes (PT/SP).

Encerrando o evento, Simão Pedro lembrou do desafio no final do ano, que é o de aprovar um orçamento de mais de R$ 160 bilhões. "Espero que os recursos sejam bem investidos, principalmente na área de políticas públicas, e a reforma agrária e agricultura familiar não podem ficar fora disso", concluiu.

Participaram também do lançamento da frente o superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Alberto Paulo Vasquez; o prefeito do município de Andradina, Jamil Ono; o diretor executivo do Itesp, Marco Pilla; o representante da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, José Geraldo Gigli; o presidente da Associação dos Funcionários do Itesp (Afitesp), Otávio Cândido; a representante da Secretaria dos Movimentos Sociais do PT no Estado, Célia Assumpção; o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Wellington Diniz; o secretário agrário estadual do PT, Antônio Storel; e o representante da Federação da Agricultura Familiar, José Reinaldo Silva Prates.

alesp