Resgate de valores é tema de encontro para administradores municipais

1º Programa de Formação de Agentes Políticos
25/02/2005 21:14

Compartilhar:

Clique para ver a imagem " alt="Professor Marco Aurérlio Nogueira e Florian Madruga:" bom administrador é aquele que olha para a sociedade e possui valores nobres" Clique para ver a imagem "> Mesa debate imagem do homem público no país<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/programa2 MarcoAurelio.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

DA REDAÇÃO

O II painel de debates do 1º Programa de Formação de Agentes Políticos, promovido pela Assembléia em parceria com o Instituto do Legislativo Paulista (ILP), ouviu as explanações dos professores Marco Aurélio Nogueira e Milton Lahuerta, ambos da Unesp, sobre a "Estrutura do Estado e o Sistema Político Brasileiro".

Neste painel foram abordadas situações cotidianas do meio político, que devem ser consideradas pelas autoridades como resultado da rapidez da vida moderna - seja no recebimento de informações ou de soluções para os problemas que mais afligem a população -, das diferenças geradas pela convivência entre os diferentes grupos étnicos-sociais e da ansiedade das pessoas para concretizarem seus objetivos.

De acordo com o professor Marco Aurélio Nogueira, o bom administrador é aquele que olha para a sociedade e possui valores nobres. "Se o político tiver essas características, não será vítima da pressão das reivindicações da sociedade, que se acumularam durante anos, e compreende o verdadeiro significado do Parlamento".

Resgate de valores

Segundo Milton Lahuerta, a imagem do político, independente de partido político, raça, credo e condição social, está profundamente arranhada devido aos vários fatores econômicos, políticos e sociais que acometem o país há anos.

"A imagem do homem público é associada a de um malfeitor; a uma pessoa que pensa apenas no sucesso pessoal e na realização dos seus projetos a qualquer custo", declarou o professor da Unesp.

Segundo ele, para mudar a imagem negativa que a sociedade tem dos políticos é necessário que haja o resgate de valores para o ponto central da política. "Ser político é ter capacidade de articular o interesse privado e o social à rotina dos poderes", finalizou o professor.

alesp