"Seminário sobre importância do voto é exemplo de pioneirismo", diz 1º secretário


06/05/2004 20:49

Compartilhar:

Clique para ver a imagem " alt="Deputado Emidio de Souza: "São Paulo dá mais um exemplo de pioneirismo na formação de seus cidadãos" Clique para ver a imagem ">

Da assessoria do deputado Emidio de Souza

"O Estado de São Paulo está dando mais um exemplo de seu pioneirismo na formação política de cidadãos". Desta forma, o 1º secretário da Assembléia Legislativa, deputado Emidio de Souza (PT), classificou a assinatura, na manhã da quarta-feira, 5/5, do protocolo de intenções entre o Legislativo Paulista, Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Cidadania (IBDC), Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e a Secretaria de Estado da Educação para promover a segunda edição do seminário "A Importância do Voto", dirigido a estudantes do ensino médio da rede pública e privada estadual.

Coube ao Instituto do Legislativo Paulista (ILP) operacionalizar, em nome da Assembléia Legislativa, junto com o IBDC, o objeto do protocolo. O ILP tem entre outras finalidades a função de propor ações legislativas na área de políticas públicas, visando maior interação do Poder Legislativo com a sociedade e o aperfeiçoamento da participação política.

Sensibilização

De acordo com a cláusula primeira do protocolo, o seminário "oferecido gratuitamente aos estudantes da rede pública e privada estadual" tem como enfoque "a sensibilização para a importância e responsabilidade do voto como canal legítimo de participação nas políticas públicas e nos demais destinos da nação, por meio da atuação dos representantes legais".

O seminário acontece de maio a setembro deste ano e terá 16 edições semanais, sempre às quintas-feiras, a primeira delas no dia 6/5, no Auditório Teotônio Vilela. A TV Assembléia transmitirá ao vivo as edições ligadas à rede de videoconferência da Secretaria de Educação, que, por sua vez, retransmitirá para 89 municípios do Estado. Estima-se que cada edição possa ser acompanhada por até 10 mil estudantes do ensino médio.

O primeiro seminário "A Importância do Voto" foi realizado em 2002, ano em que houve eleições majoritárias para presidente da República, governador, senador e deputados federal e estadual, tendo como principal motivador o desconhecimento da juventude quanto ao sistema político brasileiro. Essa iniciativa contou com a participação dos principais institutos de formação política de diversos partidos que também estarão presentes nas 16 sessões a serem realizadas neste ano.

Formação

"O seminário é da maior importância para a cidadania e para o aperfeiçoamento das instituições no Estado de São Paulo, porque a experiência do primeiro voto consciente é fundamental na formação de novos cidadãos", observou o deputado Emidio de Souza. Para ele o seminário atingirá milhares de jovens que reproduzirão o seu conteúdo para outros estudantes, o que demonstra "o pioneirismo de São Paulo na formação política dos cidadãos, a exemplo da criação do Instituto do Legislativo Paulista (ILP), que já realizou vários cursos, como de formação de vereadores ou de pós-graduação em políticas, governo e parlamento", completou.

Além de Emidio, participaram da assinatura do protocolo o presidente do Legislativo paulista, Sidney Beraldo, o presidente do TRE, desembargador Álvaro Lazzarini, o presidente do IBDC, Paulo Saab, a coordenadora de Ensino da Região Metropolitana de Secretaria da Educação, professora Arlete Scotto, e o presidente do ILP, Maurílio Maldonado.

emidio@al.sp.gov.br

alesp