As telas ingênuas de Alex: um ato de fé, um hino à natureza e ao ser humano

Emanuel von Lauenstein Massarani
12/12/2003 14:00

Compartilhar:

Obra Casamento na vila<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Alex Casamentonavila.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Alex<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/alex dos santos.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A essência da pintura "naive" repousa sobre uma própria substancia poética. O pintor "naif" é muitas vezes um poeta que escreve poesia com o pincel. Trata-se de uma poesia ingênua e memorizável de uma "própria realidade", poesia que mesmo assumindo os tons da tristeza ou da alegria e também da exasperada manifestação das mais variadas sensações, é sempre uma poesia feliz porque vital.

Num contexto de indubitável euforia desenvolvida de um afeto nunca abafado, de uma devoção transparente e cristalina se move e age Alex, um pintor eminentemente primitivo.

Sua pintura é de fato um flagrante testemunho de momentos e de sugestões vividas, longe de qualquer espectro formalístico ou de toda narração supérflua. Com toda a sua espontânea ingenuidade, a cor assume quantidade e a imagem autentica necessidade. As figuras sabem ser uma plástica solicitação expressiva, onde os espaços expõem a vivacidade do tema e onde o ambiente envoltório torna-se consolo do coração.

Alex, em vez de cultivar uma espécie de simbolismo mais ou menos decorativo, se aproxima de uma espécie de expressionismo popular absolutamente autêntico. Pinta o que sente e o que vê, sem grandes preocupações de técnica, de perspectiva, de relações cromáticas. A sua arte repousa na poesia pura e ascética da vida. Cada sua tela é um ato de fé, um hino à natureza e ao ser humano.

Suas cenas populares, como na obra "Casamento na vila", doada ao Acervo Artístico da Assembléia Legislativa, possuem grande originalidade e são bem pessoais, prova uma vez mais a riqueza interior inata de certos pintores.

O Artista

Artista espontâneo Alex, pseudônimo artístico de Alex Benedito dos Santos, nasceu na cidade de Jaboticabal, em 1980. Autodidata, iniciou-se na pintura e no desenho desde criança. Na adolescência recolheu tintas e materiais de sobra de construção, restos de papel e papelão que passaram a servir de suporte a grandes pinturas e rascunhos. Realizou experiências de todo tipo: em técnica mista utilizando tinta acrílica, látex, óleo, lápis de cor, carvão, pigmentos e todo material capaz de marcar linhas e espaços de cor sobre o suporte.

A partir de 1999, ao participar da primeira Bienal de Arte e Cultura de Jaboticabal despertou a atenção de vários profissionais ligados às artes. Desde então passou a contar com um suporte técnico de professores de pintura e desenho da Escola de Arte de Jaboticabal que, sem interferir na criação do artista, ensinaram-lhe um melhor uso de materiais e suportes.

Participou de diversas exposições coletivas em sua cidade natal e em cidades da região, notadamente na Mostra da Juventude, promovida pelo SESC de Ribeirão Preto onde foi premiado nas ultimas quatro realizações e no Mapa Cultural Paulista até a fase final de 2002.

alesp