Unale entrega fundo de assistência parlamentar na Assembléia


22/11/2006 16:50

Compartilhar:

Solenidade de entrega do FAP da União Nacional dos Legislativos (Unale) aos familiares do deputado estadual Paschoal Thomeu<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SolFundoAssParl-Mauri-0010.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presidente Rodrigo Garcia, deputados Liberman Moreno(AM) e Caldini Crespo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SolFundoAssParl.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Realizou-se nesta quarta-feira, 22/11, no Salão Nobre da Presidência, a solenidade de entrega do Fundo de Assistência Parlamentar (FAP) da União Nacional dos Legislativos (Unale) aos familiares do deputado estadual Paschoal Thomeu, falecido em 9/8/2006. Paschoal Thomeu foi eleito deputado pela primeira vez em 1994 e estava no exercício de seu terceiro mandato.

Compareceram à solenidade a viúva do parlamentar, Marina Thomeu, a filha Roseli, a nora Eliana Santos e o neto Daniel. Os familiares de Paschoal Thomeu estavam acompanhados do presidente da Unale, Liberman Moreno (PHS-AM), e fram recepcionados pelo presidente da Assembléia, deputado Rodrigo Garcia, e pelo deputado José Caldini Crespo, ambos do PFL.

Os deputados expressaram suas condolências à família. Rodrigo Garcia declarou que "às vezes, a grande complexidade de nossas vidas impulsiona-nos a sermos algo individualistas, mas que, nessas circunstâncias, a Unale unifica o sentimento de perda de todos os parlamentares através do espírito de solidariedade que apóia a família num momento tão difícil".

O presidente da Assembléia lembrou ainda que a ausência de Thomeu é mais significativa quando nos lembramos de suas contribuições ao Parlamento paulista, tanto por seu trabalho como integrante de comissões como pelo seu desempenho como 2º secretário da Mesa Diretora da Assembléia. Garcia destacou ainda a atuação de Thomeu no Fórum Parlamentar São Paulo Século XXI, no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar e nas frentes parlamentares das quais participou. É, ainda, de autoria de Paschoal Thomeu o projeto que deu origem à Lei 12.061/05, que instituiu o Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Nordestina.

A entrega do cheque à família foi feita pelo presidente da Unale, que é deputado estadual no Amazonas e 1º vice-presidente da Assembléia Legislativa daquele Estado. Liberman Moreno manifestou o sentimento de perda de todos os afiliados da instituição que preside.

Unale e FAP

A Unale, entidade sem fins lucrativos que congrega assembléias legislativas e deputados estaduais de todo o país, tem sede e foro em Brasília, Distrito Federal. Fazem parte de seus princípios a preservação dos valores democráticos, o fortalecimento do federalismo e o aprimoramento do Poder Legislativo estadual.

O FAP é um seguro de vida criado para os associados da Unale com a finalidade de preservar a tranqüilidade de suas famílias. Quando ocorre o falecimento de um associado, sua família recebe o equivalente à soma das contribuições dos parlamentares afiliados no momento do óbito do associado. Cada contribuição corresponde a um dia de salário do parlamentar afiliado.

alesp