Museu de Arte - Rony Diskin: elementos plásticos reduzidos em formas geométricas e cor pontualizada


24/03/2009 13:59

Compartilhar:

Rony Diskin<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2009/M-RONYDISKINmmy.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Geometria espacial<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2009/M-RONYOBRAmmy.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A pesquisa de Rony Diskin é alimentada por fantasiosas ascensões cromáticas e de uma meditada estrutura visível e espacial onde a luz exerce um papel essencial decompondo em ritmos fluidos as formas da própria emoção visual.



Os elementos plásticos da realidade são reduzidos pelo artista em formas geométricas numa relação de intensa construção tonal, abrindo cada traço num ritmo orgânico sobre o qual a cor pontualiza o processo osmótico em direção a uma maior espacialidade da imagem.



Pintor extremamente laborioso continua sua pesquisa com profunda introspecção, de tal forma a transmitir às suas obras um movimento interior que se desenvolve em diversas direções, obtendo como resultado um abstracionismo racional.



Na obra "Geometria espacial", doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, nota-se que a exigência de Rony Diskin é estabelecer com o publico um discurso atual e fazer compreender que todas as componentes reais perdem sua consistência para deixar espaço a uma mensagem emblemática.



O Artista



Rony Diskin, pseudônimo artístico de Ronaldo Diskin, nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 1963. Formou-se em ciências sociais (1991), e graduou-se em antropologia social (2002), pela Universidade de São Paulo. Participou de cursos de antropologia, sociologia relacionada a arte, cultura e símbolos.



Realizou as seguintes exposições individuais: Geometria singular, Galeria de Arte Jasmin, SP (1991); A geometria atraves de pinturas e pasteis, Espaço Cultural da Caixa Econômica Federal, SP (1993) e Arco Íris Poético, Espaço Scarlet (1997) e Galeria Cite (2006 e 2007); Geometria Cósmica, Espaço Candido Portinari, Assembleia Legislativa, SP (2009).



Participou ainda de mostras coletivas no Espaço Cultural Casper Libero, SP (1993 e 1994); XVII Salão de Arte de Franca (1993); Expo Arte, Petrópolis, RJ; XXVIII Salão de Artes Plásticas, São Lourenço, MG; Nascente IV, Museu de Arte Contemporâneo da USP, SP (1994); IV Exposição Arte e Cor Industrial, Centro Cultural São Paulo (1995); Pintura e Brilho, Espaço Cultural Anton Philips, Guarulhos (1996); IX Semana de Artes da Poli, USP, SP (1997).



Escreveram sobre sua obra Zoravia Bettiol e Maria Lucia Montes e possui obras em diversas coleções particulares e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp