Drogas: prevenção é a saída, afirma cientista americano


16/06/2011 12:02

Compartilhar:

Palestra do especialista norte-americano no Palácio dos Bandeirantes <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2011/DONISETEcrack.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Donisete Braga (PT) esteve presente na palestra do cientista norte-americano Ken Winters, em 14/6, no Palácio dos Bandeirantes, organizada pelo Ministério Público Estadual. "Ouvimos dele que a prevenção é a saída para a questão das drogas, e temos que valorizar as ações e campanhas nesta direção, conhecer, valorizar e divulgar as boas práticas neste sentido", disse o deputado.

Ken Winters é especialista em pesquisas de prevenção e tratamento de adolescentes usuários e dependentes de drogas, membro do Departamento de Psicologia da Universidade de Minnesota e cientista sênior do Instituto de Pesquisas de Tratamentos da Filadélfia, foi o principal palestrante do evento organizado pelo MP.

Winters fez uma explanação de como é feita a prevenção nos EUA: "Nós temos 14 princípios que nos norteiam para a prevenção, uma espécie de mapa para nos organizarmos. São princípios que falam em como reduzir os riscos, atendimento de todas as formas de abuso geradas pelo uso de drogas, definição de público alvo, planejamento familiar e dentro das escolas, planos de prevenção, e como envolver a sociedade, os líderes comunitários, e, finalmente, a implementação desse projeto".

Outro destaque dado pelo especialista norte-americano foi no plano econômico. "Temos estudos comprovando que cada dólar investido em prevenção, gera, no futuro, uma economia de 3 a 10 dólares", destacou. Segundo ele, "a economia se faz no campo da saúde, no sistema penitenciário, no tempo que se ganha com processos que deixam de tramitar na Justiça".



dpbraga@al.sp.gov.br

alesp