Comunidade chinesa em São Paulo celebra aniversário da República da China


10/10/2011 22:00

Compartilhar:

Deputados e representantes  de Taiwan comemoram 100 anos da proclamação da República daquele país<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/MAC5.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> O ato solene foi comemorado no auditório Franco Montoro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/MAC 3.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Por iniciativa do deputado Jooji Hato (PMDB), ato solene homenageou nesta segunda-feira, 10/10, a comunidade chinesa de São Paulo pelos 100 anos da proclamação da República da China, ou Taiwan.

Foi exibido vídeo institucional do governo de Taiwan mostrando as atividades econômicas e culturais daquele país. Palestras dos convidados abordaram o processo de crescimento econômico e social que ocorreu com o fim da monarquia e instauração da República da China, em 1911. Segundo dados exibidos na reunião, a partir dessa data, práticas antigas que geravam desigualdades, como o encolhimento dos pés das mulheres, foram abolidas, e começou a haver uma ocidentalização de costumes. A educação foi um fator decisivo no desenvolvimento do país que, em 2014, terá 5% de sua população pós-graduada, com mestrado ou doutorado, segundo projeções.

Estiveram presentes Ramón Tzung-Hsien Chen, diretor superintendente do Escritório Econômico e Cultural Taipei no Brasil e Hong Ching Hong, representando o diretor do centro cultural da entidade, Chang Yun Tsan, presidente da Associação Comercial de Taiwan no Brasil, os empresários Mauro Lima Wu e Liu Tseng Sheng e a empresária Huan Pin Liu.

alesp