Adolescentes da Febem fazem documentário


02/05/2005 17:41

Compartilhar:

Deputado Milton Flávio (esq) e adolescente do Internato de Itaquaquecetuba, da Febem<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/mflaviofebem.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Milton Flávio (PSDB) recebeu no dia 2/5, em seu gabinete, diversos funcionários e adolescentes do Internato de Itaquaquecetuba, da Febem. Eles participam do projeto Ligue Vídeo " um curso de áudio-visual realizado em parceria com o Centro Cultural Banco do Brasil " e produzem um documentário em que diversas autoridades de diversas esferas do Poder Público serão entrevistadas. O deputado foi o primeiro entrevistado.

O adolescente e o idealizador do filme, o cineasta Tony Valente, pretendem ainda entrevistar o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, o presidente da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcanti, senadores, e, por último, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Durante o encontro, o deputado falou sobre diversos projetos de sua autoria que tramitam na Assembléia e dizem respeito aos jovens. Milton falou, por exemplo, sobre o projeto de lei 797, que está em tramitação desde 1999, que dispõe sobre ajuda financeira à família de adolescentes infratores visando a ressocialização. Para obter o direito, o beneficiado não pode ter cometido mais de um ato infracional.

O parlamentar falou ainda sobre seu projeto de lei 796, também de 1999, que determina que a internação de jovens infratores seja efetuada nas proximidades do domicílio de seus pais e responsáveis. Outro projeto de lei, de nº 861, de 2001, também foi abordado na entrevista pelo deputado. O projeto dispõe sobre o ingresso e a transferência de adolescentes autores de infração penal nas unidades privativas de liberdade, tendo em vista o respectivo processo de descentralização.

Milton Flávio disse aos produtores do vídeo que com sua atuação na esfera política conseguiu salvar muito mais vidas do que salvaria trabalhando como médico todo dia. E citou como exemplo a lei da Vacinação do Idoso, de sua autoria, que desde sua instituição em 1998 está "salvando milhares de vida por este Brasil afora".

Durante o encontro, o parlamentar falou ainda sobre sua prisão na época da ditadura, quando foi detido por liderar o movimento estudantil em Botucatu, fazer greve e se posicionar a favor de reformas na Unesp. Para o deputado, a prisão serviu para que ele refletisse e pensasse em continuar sua luta a favor de um Brasil melhor. Ele desejou aos jovens e à equipe sucesso na empreitada, dizendo torcer para que eles superem seus problemas, reflitam e lutem por um país mais justo.

Depois da entrevista, Milton Flávio levou todos até o plenário Juscelino Kubitschek, para mostrar como os trabalhos são desenvolvidos na Assembléia e para uma entrevista com os profissionais da TV Assembléia.

Os jovens também entrevistaram o secretário de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, Alexandre de Moraes. O documentário "Sem Protocolo", produzido por Tony Valente, é uma iniciativa para que os adolescentes da Fundação tenham contato com autoridades e conheçam melhor o trabalho das três esferas de poderes constituídos: Legislativo, Executivo e Judiciário. O objetivo da produção é dar oportunidade para os jovens esclarecerem as dúvidas quanto às atribuições das autoridades e projetos voltados para atender os anseios daqueles que cumprem medida sócio-educativa no Estado de São Paulo e em outros estados. Desenvolvido há dois anos no Internato Itaquaquecetuba, na região metropolitana de São Paulo, o projeto utiliza a linguagem do vídeo para gerar mudanças no comportamento dos adolescentes e resgatar sua auto-estima.



gabmiltonflavio@al.sp.gov.br

alesp