Olhos Azuis: filme faz inversão de perspectivas sobre discriminação racial

IV Semana da Cultura Negra
24/11/2005 18:10

Compartilhar:

Exibição do vídeo Olhos Azuis, dentro das comemorações da IV Semana da Cultura Negra<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/videoolhosazu02beto.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Foi exibido nesta quinta-feira, 24/11, no Auditório Teotônio Vilela, dentro das comemorações da IV Semana da Cultura Negra, o vídeo Olhos Azuis, que trata da discriminação racial sofrida pelos negros. No filme, um grupo multirracial se reúne e, sob coordenação de uma especialista em comportamento humano, os brancos de olhos azuis são sistematicamente humilhados e tratados como inferiores até o limite do insuportável. A intenção da exibição do vídeo é mostrar o preconceito vivido diariamente pelos negros na nossa sociedade ao inverso, mostrando aos brancos o que estes impõem aos afro-descendentes.

A platéia foi composta por adolescentes da comunidade de Paraisópolis, composta por moradores do Real Parque e do Jardim Panorama, que fazem parte do Projeto Casulo. Segundo Pitu Leal, professor de música que atua no projeto, a instituição nasceu de uma parceria do município, que cedeu o terreno para as instalações, e o Instituto da Cidadania Empresarial, que financia as atividades. "O Projeto Casulo pretende educar jovens para a cidadania por meio da arte. A música, por exemplo, exige disciplina, que estimula respeito e a convivência entre os diferentes", declarou o professor.

alesp