Passarela em Santos facilita ida de cadeirantes ao mar


26/01/2010 15:53

Compartilhar:

Passarela em Santos, no Canal 3<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/01-2010/lbatistapassarela.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A prefeitura de Santos inaugurou, na manhã do dia 20/1, uma passarela de madeira que dá a deficientes físicos acesso ao mar, ao lado do Canal 3. A partir de agora, qualquer deficiente poderá atravessar sozinho a faixa de areia para dar um mergulho no mar.

O coordenador de Defesa das Políticas para Pessoas com Deficiência da prefeitura, Luciano Marques, há alguns anos já defendia a construção de uma passarela. "Depois de muita luta conseguimos enfim a garantia do direito do deficiente de também frequentar o lugar mais democrático do planeta, que é a praia", disse emocionado.

Na inauguração, o prefeito João Paulo Tavares Papa, anunciou que, em dois meses, vai implantar outras passarelas em todos os canais da praia. "Os deficientes representam mais de 10% da nossa população, por isso nada mais justo do que construir passarelas em toda praia, já que o custo é quase zero".

Para o deputado Luciano Batista (PSB), essa obra é reflexo de uma gestão democrática. "O prefeito Papa deu mais um passo à frente, pois você não encontra uma rampa igual a essa em outras praias. É uma obra simples, mas que garante independência aos deficientes".

Papa disse ainda que, no final de dezembro, o governador José Serra conheceu o projeto e prometeu ajudar cada prefeitura a implantar a passarela de acesso em todo o litoral paulista.



lbatista@al.sp.gov.br

alesp