ILP promove Curso de Filosofia do Direito

Texto Legenda
28/11/2006 15:47

Compartilhar:

Curso Introdução à Filosofia do Direito, promovido pelo ILP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/cursoILP-Mauri013.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Professor Alaôr Caffé Alves<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/cursoILP-MauriProf Alaor Cafe0007.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Promovido pelo Instituto do Legislativo Paulista, teve início nesta terça-feira, 28/11, o curso "Introdução à Filosofia do Direito", ministrado pelo professor Alaôr Caffé Alves. Na aula inicial, que abordou as raízes sociais e econômicas do direito, Caffé percorreu rapidamente uma linha do tempo que abrangeu os filósofos pré-socráticos e David Hume, no século 18, para destacar como fundamentais as relações sociais, mediadas pelos bens de produção e sem as quais o homem não sobrevive. "Nessas relações o direito está muito presente", observou.

Voltado para servidores da Assembléia Legislativa e para o público em geral, o curso procura "compreender o mundo jurídico através da compreensão do mundo social", destacou Caffé. Procurador aposentado e professor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, onde chefia o Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito, ele apresentou a filosofia do direito como uma auto-reflexão sobre o que é o conhecimento e a prática jurídica.

O curso se estende até o dia 12/12, com aulas ainda nos dias 4, 5 e 11 do próximo mês. Serão fornecidos certificados a quem comparecer a todas as aulas. O conteúdo inclui, entre outros temas, a produção da norma jurídica e o direito no século 21.

alesp