Moradores da zona leste divulgam carta de reivindicações em audiência pública

Audìência Pública LOA 2011 - São Miguel
24/06/2010 22:03

Compartilhar:

José Zico Prado discursa durante audiência<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2010/AudPubSMiguelPaulistaZicoPrado.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Adriano Diogo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2010/AudPubSMiguelPaulistaAdrianoDiogo.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Documento foi elaborado pelas lideranças comunitárias da região



A última audiência pública promovida pela Comissão de Finanças e Orçamento da Assembleia neste ano, para discutir a aplicação do Orçamento estadual 2011, foi realizada no salão da Igreja Matriz de São Miguel, nesta quarta-feira, 23/6, com a presença de mais de 200 pessoas. Os moradores da zona leste paulistana, especialmente as lideranças católicas e comunitárias, demonstraram capacidade de mobilização e distribuíram durante a audiência a Carta da Zona Leste, um documento que reune propostas para investimentos na região. A reunião foi presidida pelo deputado Adriano Diogo (PT) e contou com os deputados Enio Tatto, José Zico Prado e Simão Pedro, todos do PT, além dos padres Ticão, Zé Carlos e Domingos, a ex-deputada Ana Martins, Miguel Rachid (Forum Urbanístico de São Miguel Paulista), professor Walter (Forum Desenvolvimento da Zona Leste), Luis França (Movimento pela Univ. Zona Leste), dª Neusa e Tião Soares.

A carta apresentada contém solicitações como mais universidades para a zona leste, bases comunitárias em todos os bairros, soluções para os aterros sanitários saturados, ações de combate às enchentes, recuperação dos patrimônios históricos da região, transparência na gestão pública, políticas públicas para jovens e mulheres, atendimento do Programa Saúde da Família em toda a região, geração de empregos e mais moradias.

Essas são apenas algumas das inúmeras reivindicações que constam na Carta da Zona Leste, e que apresenta as prioridades para a região.

O projeto da Lei Orçamentária estadual 2011, que dá as bases e diretrizes para a elaboração do Orçamento estadual 2011, deverá ser votada até o próximo dia 30 de junho. Já o projeto do Orçamento estadual 2011 deve chegar à Assembleia até o próximo dia 30 de setembro e é este projeto que poderá contemplar as sugestões de investimentos apresentadas nas audiências públicas deste ano.



Lideranças e deputados



Os padres que participaram da mesa de trabalhos exercem uma importante liderança na Zona Leste. Padre Ticão explicou aos moradores da região a importância de se discutir o Orçamento estadual em uma audiência pública e fez uma série de solicitações, já inclusas na Carta da Zona Leste.

Tatto abriu a reunião explicando a sistemática das audiências e como o resultado das reuniões pode interferir no projeto orçamentário. Para o deputado Simão, o orçamento estadual vem com valor subestimado, uma vez que, com o aumento da arrecadação, a previsão deveria ser de R$ 135 bilhões e não de R$ 125 bilhões. Já o deputado Zico acredita que a verdadeira democracia só acontece com a distribuição regional do dinheiro público.

A ex-deputada Ana Martins afirmou que a região tem quase cinco milhões de habitantes, número expressivo de contribuintes do Tesouro paulista, mas que recebem pouco em troca. "Há municípios com 200 mil habitantes que têm mais ambulâncias que a Zona Leste."

Dona Neusa ressaltou a necessidade urgente de urbanização das favelas e de instalação de mais creches públicas. Rachid apontou a construção de anel viário para beneficiar os bairros Jardim Helena e Itaim Paulista. Luiz França, do movimento Nossa Zona Leste abordou a questão da falta de segurança.

Diogo elogiou a mobilização das lideranças comunitárias na elaboração da Carta de São Paulo e dos moradores que se locomoveram de outros bairros para acompanhar a audiência da CFO, dando contribuição importante mediante a apresentação de diversas sugestões.

alesp