Celebração dos 401 anos da cidade de Itu


03/02/2011 18:09

Compartilhar:

Rita Passos ao lado do o prefeito de Itu, Herculano Passos Junior<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2011/RITAPASSOS401ANOS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Foi com um bolo de 41 metros e o calor humano dos ituanos que a deputada Rita Passos festejou o aniversário da cidade de Itu, que completou 401 anos no dia 2/2. A festa promovida pela prefeitura da cidade reuniu cerca de 4 mil pessoas na praça Padre Miguel, no centro de Itu.

O início do evento foi marcado com uma missa celebrada na igreja da matriz, e na sequência uma queima de fogos e o corte do bolo feito pela deputada Rita Passos, o prefeito de Itu, Herculano Passos Junior, autoridades do município e de cidades vizinhas. O tradicional bloco carnavalesco Bloco do R animou a festa ao som da bateria.

Feliz por ser moradora de Itu há 24 anos, a deputada Rita Passos ressaltou o quanto se alegra com o progresso da cidade e com o trabalho desenvolvido no município. "Hoje é um dia muito especial, pois sou muito feliz por saber que o meu trabalho também colaborou para o desenvolvimento de Itu".

Itu foi fundada pelo bandeirante Domingos Fernandes, no dia 2 de fevereiro de 1610. Seu nome teve origem do tupi Utu Guaçu, palavra que significa grande queda d´água, referência feita pelos índios da região às cachoeiras que ser formavam no rio Tietê.

A cidade é conhecida como o Berço da República, pois nela se reuniram, em 1873, os convencionais republicanos, traçando planos para a implantação do novo sistema de governo, o que ocorreu em 1889.



rpassos@al.sp.gov.br

alesp