Instalação da 2a Vara de Votorantim


15/12/2003 15:32

Compartilhar:

Deputado Hamilton Pereira participa da cerimônia de instalação da 2a Vara de Justiça do Fórum Distrital de Votorantim<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/hamiltonvotorantim15dez.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da assessoria do deputado Hamilton Pereira

O deputado Hamilton Pereira (PT) participou na manhã desta sexta-feira, 12/12, da cerimônia de instalação da 2a Vara de Justiça do Fórum Distrital de Votorantim, realizada no Teatro Municipal da cidade.

Hamilton Pereira compôs a mesa ao lado do Promotor Luiz Alberto Meireles Szikora, do presidente da Câmara Municipal de Votorantim, Jomar Teles Procópio, do Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Desembargador Sérgio Augusto Nigro Conceição, do vice-prefeito de Votorantim, Carlos Augusto Pivetta, do juiz e diretor da 2a Vara de Justiça, Carlos Alberto Maluf, e do presidente da subsecção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Votorantim, Isaias Domingues.

O deputado foi cumprimentado por Carlos Augusto Pivetta e por Isaias Domingues pela sua participação na luta para a instalação da 2a Vara de Justiça em Votorantim. O parlamentar intermediou duas reuniões com a presidência do Tribunal de Justiça do Estado, sendo uma em 2001, com o desembargador Márcio Bonilha, e outra no ano passado, quando o próprio presidente do Tribunal garantiu a instalação da 2.ª Vara até o final de sua gestão. "Ficamos muito satisfeitos com o cumprimento desse importante compromisso com a nossa região", afirmou o parlamentar.

Durante a cerimônia, a questão de falta de estrutura física e de pessoal do Poder Judiciário foi colocada por diversos convidados. Segundo Nigro, a Comissão de Organização Judiciária aprovou um limite de 2,5 mil processos por Vara Judicial, porém, a média por juiz no Estado de São Paulo tem sido de 7,1 mil processos. "Em Votorantim temos um volume de serviços para a criação de pelo menos seis varas", afirmou o desembargador. "É claro que não teremos isso, mas vamos lutar para garantir melhores condições de trabalho para os nossos juízes e de atendimento para a população", completou. Atualmente, há 466 comarcas ou varas distritais a serem instaladas.

Além da instalação da 2a Vara de Justiça, segundo o desembargador, também deverá estar chegando em breve, a Sorocaba e Votorantim, o projeto "Conciliação em 2º Grau", criado para diminuir o acervo de processos que aguardam distribuição das apelações, hoje em 460 mil, cujo prazo é estimado em três anos e meio.

hpereira@al.sp.gov.br

alesp