Consegs recebem homenagem em sessão solene


10/05/2005 17:30

Compartilhar:

Homenageados<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/solconhome.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão Solene presidida pelo deputado Romeu Tuma <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/solconmesa.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> A solenidade reuniu presidentes e membros dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) de várias localidades do Estado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/solconpubl.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Romeu Tuma e Fernando Duarte Caldas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/solconstumafe.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Sessão solene realizada na noite de segunda-feira, 9/5, reuniu presidentes e membros dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) de várias localidades do Estado. A solenidade foi presidida pelo deputado Romeu Tuma (PMDB), autor da lei 11.656, de 2004, que instituiu 10 de maio como o Dia Estadual dos Consegs.

Os Conselhos Comunitários de Segurança foram criados em 1985 para promover a integração entre as polícias Civil e Militar e as comunidades. Hoje, existem cerca de 830 Consegs em todo o Estado. Eles são formados por grupos de pessoas residentes num mesmo bairro ou cidade e têm a finalidade de discutir, acompanhar e planejar a solução dos problemas locais de segurança.

Segundo o deputado, o objetivo do projeto que criou a data comemorativa não foi apenas o de homenagear os integrantes dos Consegs, mas "criar um estímulo para a sociedade participar mais ativamente das discussões dos problemas da segurança pública".

A Secretária de Segurança Pública tem representantes em cada Conseg: o comandante da Polícia Militar e o delegado de polícia de cada distrito policial. O deputado Romeu Tuma, que também é delegado de polícia, já integrou um desses conselhos. "Sou oriundo da Polícia Civil, pela qual atuei como membro de um Conseg. Portanto, sei da importância da integração entre os policiais e a comunidade. Ter a sociedade como aliada na construção de alternativa e de busca das soluções é fundamental. Não há polícia moderna sem a participação da população", diz Tuma.

A cada ano, a Assembléia Legislativa homenageia representantes dos Consegs que se destacaram por suas ações, sejam elas no campo da polícia comunitária, intermediação junto à Justiça ou trabalhos desenvolvidos na comunidade, como promoção de palestras, cursos e oficinas.

Além da construção e reforma de imóveis destinados ao uso policial, recuperação da frota e dotação de recursos materiais para as unidades de polícia, os Consegs têm cumprido importante trabalho de sensibilização de jovens, adultos e pessoas da terceira idade sobre temas de segurança e cidadania. Destacando-se que os recursos para o desempenho dessas tarefas são captados por cada conselho junto à comunidade.

Foram homenageados nesta segunda-feira seis presidentes de Consegs: Júlia de Barros Lima, de Angatuba; Edson Luiz da Silva, de Itapecerica; Fuad Sallum, do bairro paulistano de Santa Cecília; Dinael Wilson Milochi, do Parque São Jorge; Ana Lúcia Machado Bennaton, de Campo Belo; e Nilton Toshiro Fukui, da Liberdade.

alesp