Faleceu o ex-deputado Domingos Lot Neto


25/08/2008 17:53

Compartilhar:

Ex-deputado Domingos Lot Neto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2008/domingos lot neto.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Faleceu em Ribeirão Preto, nesta segunda-feira, 25 de agosto de 2008, o ex-Deputado Domingos Lot Neto. Era natural de Birigui, Estado de São Paulo, tendo nascido em 6 de fevereiro de 1919, sendo filho de Primo Lot e de Maria Aparecida Carvalho Lot.

Serventuário da Justiça, participou ativamente de melhorias para sua cidade, sendo um dos responsáveis pela fundação do Aeroclube de Birigui e da primeira emissora de rádio. Pelo seu trabalho, foi convidado a candidatar ao cargo de prefeito municipal. No pleito de 14 de outubro de 1951, foi eleito pelo Partido Democrata Cristão - PDC, com 1.794 votos, com o lema "Melhor do que dizer é fazer e melhor do que prometer é realizar". Assumiu seu mandato na Prefeitura de Birigui em 1º de janeiro de 1952.

Destacam-se na sua administração a construção do matadouro modelo, do almoxarifado e as garagens da Prefeitura, a sede do Tiro-de-Guerra, o Parque Infantil, a Estação Aeroviária, a canalização do córrego da Vila Xavier e a instalação das galerias pluviais no bairro Silvares.

Com apoio do então governador Lucas Nogueira Garcez, se candidatou a deputado estadual pelo PDC. Em 3 de outubro de 1954, venceu as eleições, com uma votação inédita na cidade com 8.038 votos. Foi o primeiro deputado estadual de Birigui com 84% da votação na zona urbana e 96% da votação na zona rural. Em 11 de março de1955, renunciou a seu cargo de prefeito para assumir sua cadeira no "Palácio 9 de Julho".

Na 3ª Legislatura (1955/1959), durante o exercício do seu primeiro mandato parlamentar, integrou as Comissões Permanentes de Constituição e Justiça; Finanças; Divisão Administrativa e Judiciária e de Serviço Público e Civil. Foi Vice-líder do Partido Democrático Cristão na Assembléia Legislativa de São Paulo em várias Sessões Legislativas.

Nas eleições de 3 de outubro de 1958, foi reeleito pelo PDC, com 11.620 votos, para a 4ª Legislatura exercendo seu mandato entre 1959/1963. Nesse período integrou as Comissões de Obras Públicas, Transporte e Comunicações; Serviço Civil; Divisão Administrativa e Judiciária.

Foi novamente eleito pelo PDC para a 5ª Legislatura (1963/1967), no pleito de 07 de outubro de 1962, com 11.783 votos. Em 1965, com o fim do pluripartidarismo, participou da criação da Aliança Renovadora Nacional - Arena, partido ao qual se filiou. Fez parte das Comissões Permanentes de Economia; Divisão Administrativa e Judiciária; Redação; Obras Públicas; Saúde e Higiene e na de Serviço Civil.

Foi casado com Da. Aureluce Frias Lot, com quem teve dois filhos.

O corpo do Deputado Domingos Lot Neto, foi velado na cidade de Ribeirão Preto e transladado para Birigui para o sepultamento, nesta terça-feira, no cemitério local.

alesp