Escola Técnica de Piedade apresenta projetos desenvolvidos por alunos


26/06/2009 10:36

Compartilhar:

Deputado Hamilton Pereira, à esq., em visita à Etec de Piedade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/HAMILTONPEREIRAETC.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Hamilton Pereira (PT) visitou a unidade da Escola Técnica de Piedade na última segunda-feira, 22/6, e conheceu projetos desenvolvidos pelos alunos dos cursos de Agroecologia, Agroindústria, Agricultura Familiar e Técnico em Cozinha.

A visita do parlamentar, realizada no mesmo dia em que a diretora da Etec, Neide Gutiyama, esteve no CEETEPS (Centro Paula Souza) apresentando as experiências locais que, segundo Neide, causaram ótima impressão no supervisor responsável pela unidade.

"Nossas experiências causaram uma ótima impressão na equipe do Centro Paula Souza, inclusive, em relação ao apoio que temos recebido da Prefeitura", acredita Neide. Numa parceria com a Prefeitura, a Escola deixará de funcionar num espaço anexo ao Ceabasp (Centro de Abastecimento de Piedade) e passará a funcionar no antigo prédio da escola Tessari.

"O projeto de desapropriação da área foi aprovado ontem na Câmara Municipal", informou o prefeito Geremias Ribeiro Pinto. "Agora precisamos fazer as reformas necessárias para garantir uma estrutura apropriada para que essa iniciativa possa deslanchar ainda mais", completou. Desde o mês de fevereiro, a unidade de Piedade deixou de ser uma classe descentralizada da ETEC Rubens de Faria, de Sorocaba.

A diretora apontou preocupação em desfazer mitos criados pela população em relação a alguns cursos oferecidos na unidade, como o de Agroecologia. "Pelo nome, esse é um curso que sofre resistência dos próprios produtores, por puro desconhecimento", afirmou Neide. "A proposta é exatamente garantir que os produtores possam desenvolver seu trabalho sem que cometam crimes contra o meio ambiente", completou.

Hamilton Pereira, que já conhecia o trabalho desenvolvido por Neide na ETEC Rubens de Faria e no Banco de Alimentos de Sorocaba, afirmou que não poderia esperar outro resultado em relação à ETEC de Piedade. "Podemos citar o próprio sucesso da experiência do Banco de Alimentos de Sorocaba, que hoje arrecada 35 mil toneladas de alimentos por mês, como o exemplo da capacidade da Neide", observa Hamilton. "Ficamos muito satisfeitos em verificar que Piedade está podendo aliar a competência dessa profissional à disposição política da Prefeitura em benefício da população local e da economia da região", completa.

Durante a visita, Neide informou ao parlamentar que o Banco de Alimentos de Sorocaba fará parte da III Mostra Fiesp/Ciesp de Responsabilidade Social, que acontecerá em São Paulo entre os dias 25 e 27 de agosto. A visita à unidade foi acompanhada pelo professor Fernando Luis da Silva e pelo vereador de Piedade, Geraldo de Camargo.

hpereira@al.sp.gov.br

alesp