Lei da represa Billings será tema de frente parlamentar


19/03/2007 16:19

Compartilhar:

Deputado Alex Manente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Alex Manente.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A primeira frente parlamentar instituída pela nova legislatura da Assembléia Legislativa vai discutir a criação de uma lei em defesa da represa Billings, que abastece grande parte da Região Metropolitana de São Paulo. A iniciativa é do deputado Alex Manente (PPS), cuja base de atuação é o ABC, região constituída de áreas de mananciais.

O objetivo da frente parlamentar é definir uma política de uso e ocupação do solo da região da Billings, em virtude da invasão dos mananciais e do conseqüente crescimento desordenado da região. Pretende-se fomentar movimentos ecológicos pró-Billings, envolvendo a sociedade civil organizada, e estimular projetos que priorizem o lazer na represa, bem como o uso sustentável da água oriunda do ecossistema Billings.

As discussões vão envolver os poderes Executivo e Legislativo, Ministério Público, Secretarias de Meio Ambiente e de Energia, empresas públicas e autarquias envolvidas na questão ambiental, subcomitê da Bacia da Billings, organizações não governamentais e lideranças comunitárias.

Segundo o deputado Alex Manente, coordenador da Frente Parlamentar da Billings, "num momento em que se discute o aquecimento global, torna-se imprescindível conter o avanço de núcleos habitacionais, com uma ação integrada em defesa do meio ambiente, para se evitar prejuízos incalculáveis ao ecossistema Billings".

alexmanente@al.sp.gov.br

alesp