Hidroanel metropolitano é discutido em Carapicuíba


23/10/2009 11:05

Compartilhar:

O deputadoJoão Caramez fala durante seminário em Carapicuíba <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2009/CARAMEZHIDROANEL.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A preservação ambiental, as vantagens do transporte hidroviário, a hidrovia Tietê-Paraná e a possível implantação do hidroanel metropolitano foram temas desenvolvidos no seminário Transporte Hidroviário e Hidroanel Metropolitano " Alternativas para uma Logística mais Eficiente, realizado na segunda-feira, 19/10, no campus da Fatec Carapicuíba, por ocasião da quinta reunião itinerante da Frente Parlamentar das Hidrovias, coordenada pelo deputado estadual João Caramez (PSDB).

A palestra do diretor do Departamento Hidroviário (DH) da Secretaria dos Transportes do Estado de São Paulo, Frederico Bussinger, entusiasmou autoridades, alunos e professores com a proposta do hidroanel, para o transporte de cargas e passageiros, e da criação de uma nova central de abastecimento na região de Carapicuíba, que pode ser privilegiada pela intermodalidade hidrovia/rodovia/ferrovia.

"Ao debater a hidrovia e o hidroanel metropolitano temos que discutir os usos múltiplos das águas. E essa discussão tem que envolver toda a sociedade e os agentes políticos para a adoção de medidas de preservação e melhor utilização dos nossos rios", disse Caramez.

Para o diretor do DH, a realização da reunião numa faculdade de tecnologia demonstra o empenho da frente parlamentar em transformar a discussão em ações práticas. Como consequência do debate, os responsáveis pela Fatec decidiram criar um núcleo de discussão da hidrovia no próprio campus.



jcaramez@al.sp.gov.br

alesp