Instituto viabilizará pesquisas científicas


04/07/2007 10:54

Compartilhar:

Paulo Alexandre em evento do Porto Universidade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/PAULO ALEX BARBOSA PESQUISAS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Baixada Santista já conta com uma nova instituição para fomento de estudos científicos: o Instituto Metropolitano de Pesquisas Acadêmicas e Consultoria Técnico-Operacional (Impacto). Presidido pelo deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), o Impacto é formado por professores universitários e pesquisadores com experiência em projetos acadêmicos.

O novo instituto nasceu da necessidade de se constituir um órgão com personalidade jurídica para viabilizar os estudos e as parceiras com instituições públicas e privadas. A meta é estimular pesquisas em áreas diversas, como educação, saúde, meio ambiente e melhor idade.

Em conjunto com a diretoria executiva e o conselho consultivo do Impacto, Paulo Alexandre Barbosa trabalha pela aprovação de um plano de atividades para 2008. Atualmente, o Impacto desenvolve, em conjunto com o Instituto de Pesquisas A Tribuna (IPAT), o projeto Porto Universidade.

A iniciativa prevê a execução de quatro pesquisas sobre a mão-de-obra no Porto de Santos e os reflexos do setor portuário na economia das cidades da Baixada Santista. O primeiro levantamento será divulgado em 26/8. O trabalho inédito tem a participação da Comissão de Universidades e Centros Universitários do Litoral Paulista, criada com o apoio do parlamentar.

Biblioteca

O Impacto pretende, ainda, organizar um acervo virtual com monografias, teses e dissertações apresentadas por instituições da região. Parte do material será obtido com o projeto Porto Universidade. Paralelamente, Paulo Alexandre vai propor a constituição de uma biblioteca digital, no site da Assembléia.

pabarbosa@al.sp.gov.br

alesp