As figuras humanas de Thereza Toscano resultam da busca da verdade interior

Acervo Artístico
06/09/2005 15:50

Compartilhar:

Thereza Toscano, pseudônimo artístico de Maria Thereza Toscano Fonseca<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/thereza toscano.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Mediante a busca de uma verdade interior, Thereza Toscano recria na tela o sentido de um acontecimento humano e artístico ao mesmo tempo inquietante. Os sonhos e as angústias estão conectados no intrínseco desejo de exprimir um estado de espírito, na decisiva vontade de comunicar e de descobrir a gênese do pensamento humano.

Cada traço, cada linha, elaborados cautelosamente, circunscrevem imagens com vibrante expressividade. Exatamente nessa dimensão que a obra dessa artista assume uma sua característica, um seu momento de vitalidade. A representação adquire energia e força que projetam cada composição, seja paisagem ou figura humana numa área altamente sugestiva.

Dentro dessa conotação, a mensagem de Thereza Toscano se torna realidade viva e verdadeira, criando uma instante emocional e uma excitação psíquica que desafogam na expressividade da cor. Com a energia das cores que multiplicam as tensões superficiais e cada pincelada, cada explosão cromática se assemelha a uma onda repleta de sentimentos.

Em seus múltiplos aspectos, a figura humana prevalece nas composições dessa artista. Assim é na obra "Cores da Barra II", doada ao Acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, onde a imagem que nasce possui uma própria vida e além do tema aparece um vulto que emerge da matéria informe assumindo uma qualidade figurativa através de forte cromatismo expressionista.

A Artista

Thereza Toscano, pseudônimo artístico de Maria Thereza Toscano Fonseca, nasceu no Rio de Janeiro, no ano de 1960. Formou-se em magistério, profissão que exerceu no município do Rio de Janeiro desde 1962. Completou sua formação na área de comunicação, expressão e artes em 1974, quando passou a lecionar artes plásticas e cênicas.

Freqüentou cursos de história da arte, desenho e mosaico na Fundação Gulbenkian, em Lisboa, montagem de cenários e criação de bonecos na Secretaria de Educação do Rio de Janeiro, confecção de máscaras na Escola de Teatro Martins Pena. Cursou ainda pintura com Nelson Sorama, em Saquarema, RJ (1994), com Regina Raimundo e com Luiz Badia, no Atelier Baluarte (1998), com Sonia De Franceschi, na Accademia D"Arte de Florença, Itália (2004).

Sua primeira exposição foi no Intercambio Cultural da Barra da Tijuca em 1997, ao que se seguiram no mesmo ano no Salão Duque de Caxias, no Paumar Athelier e no Centro Cultural Maria Cottas, RJ.

Participou de diversas exposições coletivas, destacando-se entre elas: II Brasil Arte, SENAI, RJ; I Salão de Artes Plásticas Duque de Caxias, RJ; González Galerie, RJ; II Intercultura, RJ; Salão de Artes Plásticas da Casa de Açores, RJ; III Salão de Artes Plásticas do Consulado do Japão, RJ (1998); Workshop Faber Castell, RJ; XXI Salão Marinha do Brasil, SBBA, RJ (1999); I Salão de Arte Contemporânea, Clube Naval, RJ; "22 Faces da Arte", Via Parque, RJ; III Intercultura, RJ, "Coincidências", Barra Square Expansão, RJ (2000);Encontro das Artes, RJ; Universid'Arte IX, Universidade Estácio de Sá, RJ; VII Salão Contemporâneo, ABBA, RJ; "Sensibilidade e Intuição", Projeto Cultural Arte em Foco, RJ; "Visões dos Arcos da Lapa", Casa de Cultura Estácio de Sá, RJ; Salão de Arte Contemporânea, Clube Naval, RJ; I Salão Amor à arte, Prefeitura de Niterói, RJ; I Salão Internacional Contemporâneo da Casa de Espanha, RJ; I Salão Internacional do Museu da Justiça, RJ;VI Salão de Artistas Plásticos, RJ; I Salão Elizabeth Kinga, RJ (2001); VIII Salão Contemporâneo, ABBA, RJ; V Salão Artistas Plásticos, "Homenageando o Japão", RJ; VI Salão Brasil Arte, ABBA, RJ; "Visões da Barra", Casa de Cultura Estácio de Sá, RJ; Projeto Advart Brasil & Itália, Pontifícia Accademia Tiberina di Roma, Itália; Salão da Primavera, Escola Naval, RJ; Espaço Cultural Ministério da Fazenda, RJ; VI Salão Feirense (2002); 1º Salão de Arte SENAC, RJ; 3º Caminho das Artes, RJ; IX Salão Contemporâneo, Museu Militar Conde de Linhares, RJ; IV Salão de Artes Plásticas, Escola Superior de Guerra, RJ; 34º Salão de Belas Artes do Clube Naval, RJ; I Salão de Artes Plásticas, Centro Cultural Raul de Leone, Petrópolis, RJ; XIX Salão da Primavera da Escola Naval, RJ; VII Salão de Artes Plásticas Feirense, RJ; 2º Salão de Artes Plásticas da ADESG, RJ; "Natal com Arte" e "Verão com Arte", Espaço Cultural Via Parque, RJ (2003); 12o Salão do Mar, Clube Naval, RJ; I Salão de Artes, Forte Copacabana, RJ; Arte no Fórum II, Barra da Tijuca, RJ (2004); IV Salão de Artes Plásticas, RJ; "Cor e Movimento", Espaço Cultural do Via Parque Shopping, RJ; "Simbiose", Bric a Brac Galeria de Arte, São Paulo; "Cores, Formas e Estilos", Espaço Cultural Via Parque, RJ; V Salão de Artes Plásticas Vinhos e Vinhedos, Clube Naval, RJ; I Salão de Artes Plásticas, Academia Militar de Agulhas Negras, Resende, RJ (2005).

Recebeu inúmeros prêmios, medalhas de ouro, prata, bronze e menções honrosas e suas obras encontram-se em coleções particulares e em Acervos Oficiais da Infraero, Ematra, Ministério da Fazenda, Pinacoteca da ABD, Salarte e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp