Trabalho de combate e prevenção ao câncer de mama é tema de solene na Assembléia

Voluntários defendem campanhas de combate ao tabagismo, verbas para entidades do setor de oncologia e postos de saúde aparelhados
08/05/2006 18:05

Compartilhar:

Sessão solene alusiva ao "Dia Estadual de Prevenção do Câncer de Mama"<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/CancerMama151 mauri.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputada Rosmary Corrêa (ao centro)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/CancerMama164 mauri.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coral Cristal, regido por Beth Caran<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/CancerMama167 mauri.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O trabalho de voluntários que atuam no combate e controle do câncer de mama foi ressaltado na sessão solene alusiva ao "Dia Estadual de Prevenção do Câncer de Mama", realizada na manhã desta segunda-feira, 8/5, no Parlamento paulista. A deputada Rosmary Corrêa (PSDB), que presidiu o evento, destacou a importância do trabalho dos profissionais que atuam no setor de oncologia e dos voluntários que acompanham os pacientes acometidos dessa doença.

A presidente da União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama (Uniccam), Ermantina Ramos, explicou que a missão principal da entidade é capacitar voluntários, tornando-os multiplicadores de informações em saúde mamária e prestadores de apoio aos pacientes com câncer de mama e seus familiares.

Ermantina divulgou uma "carta de intenções" elaborada no 1º Encontro de Voluntários realizado em São Caetano. Constam do documento várias sugestões: campanhas mais efetivas no combate ao tabagismo, maior clareza e facilidade no repasse de verbas para entidades do setor de oncologia, incentivos fiscais a essas entidades, postos de saúde mais aparelhados e com profissionais capazes de realizarem o diagnóstico da doença e uma maior humanização no atendimento.

Durante a solenidade, a deputada promoveu a entrega de certificados de participação a 23 mulheres de uma nova turma do curso de voluntariado da Unaccam.

O depoimento de Gilze Maria Costa Francisco, presidente do Instituto Neo Mama, foi bastante aplaudido. Ela destacou a força da informação no combate à doença. Gilze informou que sua página na internet " www.cancerdemama.com.br ", criada ainda quando ela se tratava de câncer, recebe cerca 14 mil visitas diárias. "Em relação ao tema, é o site mais acessado do mundo", ela afirmou, lembrando que ele já alcançou a marca de 3,7 milhões de acessos.

Presente ao evento, o presidente da Sociedade Paulista de Mastologia de São Paulo, Carlos Alberto Ruy, também enalteceu o trabalho voluntariado. Para ele, exatamente por ser realizado de forma voluntária, esse trabalho é feito com muita dedicação e carinho.

Ao final, Rosmary Corrêa, autora do projeto de lei que instituiu essa data no calendário oficial do Estado, agradeceu a presença dos vários grupos de mulheres de diversas regiões de São Paulo, a participação do Coral Cristal, regido por Beth Caran, e também de várias autoridades que se somaram às quase 200 mulheres que compareceram ao evento.

alesp