Itu, o Berço da República

Estâncias Paulistas
06/08/2010 19:55

Compartilhar:

Salto de Itu<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2010/salto de itu.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Museu Republicano Convenção de Itu<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2010/berco da republica.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em fevereiro deste ano, Itu comemorou 400 anos de fundação. Localizada a 100 quilômetros de São Paulo, a cidade ficou conhecida como a Cidade dos Exageros. Os porquês dessa fama podem ser entendidos tão logo o visitante adentre à cidade e aviste os semáforo e orelhão gigantes da cidade. As lojas de souvenires em tamanho avantajados são passagens obrigatórias dos turistas e ajudam a propagar essa fama.



História



A história ituana está permeada na história do Brasil. Além de participar do movimento bandeirista (expedições de bandeirantes que navegavam pelo rio Tietê em busca das minas de ouro de Cuiabá, no Mato Grosso), foi berço da Convenção Republicana.

Ponto de apoio e ligação para as expedições, por ser um entroncamento de diversos caminhos terrestres e fluviais, o local recebeu o nome de origem indígena Itu-Guaçu ou Utu-Guaçu, devido às suas grandes queda d"água, como o Salto de Itu, no rio Tietê.

Os primeiros habitantes de Itu foram os colonos portugueses, que se dedicaram à construção de uma capela a Nossa Senhora da Candelária. Essa capela é o marco de fundação da cidade, em 2 de fevereiro de 1610. Até 1750, a vila de Itu era bem pequena, com apenas uma rua, a rua Direita, conhecida hoje por rua Paula Souza. Escravos e donos de fazendas construíram dois conventos e algumas igrejas na região.

O período entre 1836 e 1854 marca grande crescimento de Itu. A exportação do açúcar brasileiro para a Europa lhe garantiu o título de vila mais rica de toda a província. Neste período, em fevereiro de 1842, a vila foi alçada a condição de cidade.

Já em 1860, com a crise no mercado internacional do açúcar e o conflito entre políticos e fazendeiros ituanos contra o governo imperial, cresceu em Itu o movimento republicano que resultou, em 1873, na realização da primeira convenção republicana do país.

A produção cafeeira substituiu a cana e foi a base da economia local até 1935. Esse advento resultou na chegada de milhares de imigrantes italianos para trabalhar no lugar dos escravos nas fazendas.

Em 1950, as indústrias começaram a se instalar no município, gerando uma migração da zona rural para a urbana em busca de trabalho. No fim dos anos 1960, com a inauguração da rodovia Castello Branco, houve significativo impulso industrial em Itu.



Atrativos



Os 642 km² de Itu também reservam atrativos turísticos de cunho histórico, religioso, ecológico e gastronômico. O Mercado Municipal, por exemplo, inaugurado em 1905, construído com projeto de Ramos de Azevedo, apresenta espaços livres que constituem pequenas praças, onde se desenvolvem atividades.

Conhecida também como Berço da República, Itu abriga em seu histórico o convento de Nossa Senhora do Carmo, a igreja matriz de Nossa Senhora da Candelária e o Museu Republicano Convenção de Itu, que dispõe de acervo relativo à propaganda republicana, aos republicanos históricos e à memória política de Itu.

Outro ponto turístico da cidade é a Casa Imperial. Situada à praça Dom Pedro 1º, hospedou em 1884 a princesa Isabel e seu marido Conde D"Eu. Ainda que não seja aberta à visitação, é um dos marcos das antigas residências de Itu.

alesp