Política de mudanças climáticas é inédita no país


22/10/2009 11:39

Compartilhar:

Deputado Baleia Rossi <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2009/BALEIAAMBIENTAL.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A lei recém-aprovada pela Assembleia Legislativa que estabelece meta de mudança climática prevendo redução das emissões de gás carbônico (CO) em 20% até 2020 teve como relator o deputado Baleia Rossi, líder da bancada do PMDB. Autor de várias propostas ambientais, Baleia Rossi diz que o texto da lei significa, na prática, a implantação da Política Estadual de Mudanças Climáticas, algo ainda inédito no país. "Trata-se da primeira lei estadual aprovada no Brasil com meta de cortes na emissão de gases de efeito estufa", informa o parlamentar peemedebista, complementando que a proposta foi uma iniciativa do governo Serra.

Baleia Rossi lembra, ainda, que a redução nas emissões de gás carbônico em 20% vai se basear no cenário de 2005 e que, a cada cinco anos, até 2020, o governo paulista poderá fixar metas intermediárias para atingir o objetivo estabelecido pela proposta. "Sinto-me gratificado e honrado por ter contribuído em favor da aprovação da Política Estadual de Mudanças Climáticas, que representa um grande avanço na luta pela defesa do meio ambiente." Recentemente, a Assembleia Legislativa aprovou uma lei de autoria de Baleia Rossi que pune com rigor o comércio ilegal de madeira no Estado de São Paulo, prevendo, inclusive, o fechamento sumário da empresa que cometer esta infração.



baleiarossi@al.sp.gov.br

alesp