Inauguração das novas estações Paulista e Faria Lima do metrô


25/05/2010 19:16

Compartilhar:

Inauguração das novas estações Paulista e Faria Lima do metrô <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2010/MORANDOMETRO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Ocorreu nesta terça-feira, 25/5, em São Paulo, a inauguração das novas estações Paulista e Faria Lima da linha 4 (amarela) do metrô. Estavam presentes no evento o deputado estadual Orlando Morando, o governador de São Paulo, Alberto Goldman, o secretário dos transportes metropolitanos, José Luiz Portella, o presidente do metrô, Jorge Fagali, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso e o presidente da Assembléia Legislativa, Barros Munhoz, entre outras autoridades.

O primeiro trecho inaugurado entre as estações Faria Lima e Paulista tem 3,6 km de extensão e é resultado da primeira parceria público-privada do país no setor metro-ferroviário, feita entre o governo do Estado e a Via Quatro, integrante do Grupo CCR que é a concessionária responsável pela operação e manutenção da linha.

A maior novidade desta linha é a tecnologia driverless, que permite a operação dos três sem condutor usando um sistema informatizado.

Quando estiver totalmente pronta, a linha 4 terá 12,8 quilômetros de extensão e 11 estações, ligando o bairro Vila Sônia até a região da Luz, fazendo conexão entre outras linhas de metrô e da CPTM, entre elas a linha 10 (turquesa) da CPTM que é a linha que atende a região de todo o ABC, indo da Luz até Rio Grande da Serra.

Para o deputado estadual Orlando Morando, a linha 4 do metrô representa um grande benefício para a população, pois oferece mais uma alternativa de transporte público para uma das regiões mais movimentadas da cidade de São Paulo.



omorando@al.sp.gov.br

alesp